Restabelecida rede telefônica na UFRJ

A partir da tarde do dia 14 de dezembro, começaram a se normalizar as ligações telefônicas na UFRJ, que na véspera haviam sido cortadas pela Telemar, por falta de pagamento. Após negociações da Reitora em exercício, professora Sylvia Vargas com dirigentes regionais da Telemar, na manhã do dia 14, foi efetuado o pagamento de parte da dívida e renegociado o restante.

Segundo a reitora, cerca de R$ 700 mil já foram repassados à empresa de telefonia, o que amorteceu a dívida da ordem de R$ 4 milhões.
A interrupção das linhas afligiu, principalmente, as centrais telefônicas localizadas no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza – por onde passam as ligações da Reitoria e da Prefeitura Universitária -, do Centro de Tecnologia e de algumas Unidades do Centro da cidade e do campus da Praia Vermelha. O Instituto de Neurologia, um dos oito hospitais da UFRJ, também sofreu corte em suas linhas pela manhã do dia 14, restabelecidas logo no início da tarde. A Central do Centro de Ciências da Saúde permaneceu ativa, porém sobrecarregada.
Para o pagamento dessa primeira parcela, a professora Sylvia Vargas reiterou, emergencialmente, pedido de liberação de recursos, atendido pela Secretaria de Ensino Superior de Ministério – SESu/MEC.