NESC recebe reitoria itinerante

iksdjmf kdjk

agencia2322T.jpgA equipe da reitoria visitou, no dia 1º de dezembro, o Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva (NESC), em mais uma Reitoria Itinerante. Ao iniciar o encontro, o corpo administrativo e docente da unidade fez uma rápida apresentação sobre o núcleo, desde a sua fundação até os dias de hoje.

Segundo a diretora do NESC, Letícia Legay, a unidade possui uma relação híbrida com a Faculdade de Medicina, pois funciona como um departamento de medicina preventiva. Com exceção de uma professora, seu corpo social é composto por funcionários da Faculdade de Medicina. Letícia Legay, que tomou posse em 2004, tem como uma das metas de sua gestão transformar o atual núcleo em um instituto.

Ao lembrar da época em que o núcleo ainda era um serviço hospitalar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, o corpo social recusou o processo de transferência para a sede provisória, na praça da Prefeitura da UFRJ. Os professores comentaram ainda sobre as melhorias alcançadas com as recentes reformas e ampliação da nova sede, ocasião em que aumentaram o número de salas de aula, hoje são seis, para atender a crescente demanda.

Com cerca de 1000 alunos circulando no Núcleo por dia, a administração do NESC tem planos de aumentar ainda mais a infra-estrutura da unidade, e para isso conta com o auxílio da Reitoria. A vice-reitora, Sylvia Vargas, demonstrou-se aberta a negociações e deu amplo apoio aos projetos apresentados na reunião.

Com 15 anos de atuação, o NESC é dividido em quatro áreas: Planejamento e Crítica; Produção em Saúde; Epidemiologia; e Ciências Humanas em Saúde. Os professores do Núcleo demonstraram empenho em consolidar sua pós-graduação, recentemente implantada.

Quanto às questões orçamentárias, o pró-reitor de planejamento e finanças, Joel Theodosio, que acompanhou as discussões sobre a criação do NESC, reiterou a informação de que as decanias já teriam disponíveis as verbas para repasse. Segundo ele, o NESC conta com R$ 136 mil em caixa.

A direção do Núcleo tem a intenção de expandir suas instalações à área hoje ocupada pelo arquivo do ETU, que será transferido para o prédio da Reitoria. O prefeito Hélio de Mattos apontou algumas soluções para os problemas de infra-estrutura, mencionados pelos funcionários da unidade.

A vice-reitora julga possível de retorno da unidade à sua antiga sede, na área desativada do HUCFF, onde a universidade poderia oferecer uma infra-estrutura mais adequada ao NESC. Segundo ela, a COPPE está verificando a real situação do local. Caso haja a reativação do espaço, a diretora do NESC, Letícia Legay, e seus funcionários estariam dispostos a realizar a transferência. A vice-reitora demonstrou esperança em reativar as instalações do Hospital Universitário.

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento (PR-5), Laura Tavares Soares, comentou sobre o lançamento da revista “Saúde e Educação para a Cidadania”, produzida pela Coordenação de Extensão do Centro de Ciências da Saúde.Laura disse que estão disponíveis 300 novas bolsas de extensão para os projetos em andamento e mais 200 bolsas para novos projetos. Ela expressou o desejo de flexibilizar o currículo acadêmico com atividades de extensão, além de ampliar o sistema de informações da universidade para promover um inter-relacionamento entre as unidades.

O Superintendente da Pró-reitoria de Pessoal (PR – 4), Roberto Gambine, informou sobre a intenção do governo de remanejar créditos e verbas governamentais para uma futura negociação dos 28% do funcionalismo público. Ao final, Sylvia Vargas expressou sua satisfação quanto a evolução do NESC.