Dia Internacional de Não-Violência Contra a Mulher

hgchgc

agencia2304T.jpgO Centro de Referência de Mulheres da Maré (CRMM/ CFCH) irá comemorar, no dia 25 de novembro, o Dia Internacional da Não-Violência Contra as Mulheres. Durante o evento serão apresentados os trabalhos da XXVII Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de mostras de teatro.

Nas apresentações das turmas infantis da Oficina de Teatro, as crianças da Maré mostram nos espetáculos infantis seus sonhos de transformação da comunidade em que vivem. A primeira história é de um menino que adora as plantas e encontra uma namorada que vive na sujeira; juntos eles conseguem promover uma verdadeira transformação na Maré. A outra é a história de Estrela, uma menina que veio do espaço para ensinar lições de cidadania e preservação ambiental para os moradores da Maré.

Nas apresentações Casulo I e Casulo II, as mulheres utilizaram esse espaço para expressar seus desejos, temores e pensamentos, elas dão vida ao espetáculo projetando em um telão sua realidade e interpretando ao vivo os seus sonhos. Através de depoimentos gravados, elas falam de suas memórias e vivências desde sua chegada à Maré até os dias atuais. Sem julgamentos, os depoimentos trazem situações felizes e traumáticas. Ao vivo, as mesmas mulheres da tela se materializam em sonho, cantando em coro e contando histórias de seu imaginário desenvolvidas durante o primeiro semestre. As oficinas são coordenadas pela estagiária de Direção Teatral Rita de Pinna.

O encontro será realizado no CRMM, que fica na rua 17 S/N, Vila do João, ao lado do Posto de Saúde da Vila do João, na Maré.

Programação:

09:30 – Apresentação da Turma Infantil (turno da manhã) da Oficina