Reitoria visita a Escola de Educação Física

aghsu

agencia2294T.jpgA Reitoria, dando prosseguimento às visitas às unidades da UFRJ, foi ontem, dia 17, à Escola de Educação Física e Desportos (EEFD). O reitor foi representado pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento (PR-3), Joel Teodósio. O encontro contou, também, com a presença dos pró-reitores de Graduação (PR-1), Prof José Roberto Meyer e Extensão (PR-5), Profª. Laura Tavares, além do Prefeito, Prof. Helio de Mattos, os Superintendentes de Administração e Finanças, Milton Flores e Extensão, Déia Maria Ferreira e a Coordenadora do Sistema de Bibliotecas, Paula Mello.
O Diretor da EEFD, Prof. Alexandre Moraes de Mello, conduziu a equipe pelas instalações da escola, mostrando os ginásios, piscinas, vestiários e salas da aula, até o auditório, onde iniciou o debate com uma apresentação da estrutura organizacional, dos principais problemas, carências e projetos da EEFD. Foi dado destaque à construção de duas novas salas de aulas, além da reforma de uma terceira. O Diretor demonstrou seu contentamento com o apoio da Reitoria e ressaltou a importância do diálogo com as unidades.
Em seguida, foram expostas as dificuldades encontradas para disponibilizar bolsas para os alunos, realizar reformas estruturais no prédio, que conta com dois grandes vazamentos, um vindo da piscina e outro, de origem ainda deconhecida. Também anunciou a realização de melhorias na rede de informática, com a aquisição de novos computadores e a gradativa melhoria das salas de aula, com a instalação de ar condicionados. Entretanto, destacou a necessidade de troca do piso da áreas destinadas à prática de dança e os problemas de ventilação e iluminação do prédio.
Outro projeto anunciado foi o lançamento de uma revista científica na bienal 2005 – ‘Arquivo em movimento’. Alexandre Mello também falou sobre implantação de uma turma diurna com 40 novas vagas de Bacharelado em Educação Física, a expectativa de abertura de turma noturna do Curso de Licenciatura em Educação Física e a implantação de um programa de Orientação Acadêmica.
Após a apresentação, coordenadores e professores debateram sobre diversas questões, como o incentivo a projetos que envolvam a participação de alunos da EEFD junto à rede pública de ensino de forma geral, o posicionamento da UFRJ com relação à prática desportiva, que trouxe para a discussão os Jogos Panamericanos e a participação das universidades federais.