IPPMG – Uma história de 50 anos

xxxxx

Referência nacional em pediatria o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira – IPPMG é um centro de capacitação para estudantes dos cursos de graduação da Faculdade de Medicina, Fonoaudiologia e Fisioterapia, além de outros cursos da área da saúde como Enfermagem, Nutrição e Psicologia.

O IPPMG, anualmente contribui para a formação de 1.250 alunos e estagiários nas áreas teóricas e práticas, através de seus vários Programas de Educação Continuada. O Instituto desenvolve ainda atividades em programas de pós-graduação lato sensu, incluindo residência médica em pediatria geral e nas especialidades.

No âmbito internacional o Instituto desenvolve pesquisas em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Sua produção acadêmica conta com a publicação anual de cerca de vinte artigos em revistas científicas indexadas, de circulação internacional.

Nas áreas de Extensão e Assistência, o Instituto promove a capacitação de profissionais e voluntários em novas propostas de atenção à saúde da criança e do adolescente, em parceria com o Ministério da Saúde.

A implantação do Projeto Biblioteca Viva é uma inovação no ambiente hospitalar e contou com o apoio do Ministério da Saúde, ABRINQ e Citibank. O IPPMG implantou ainda o Programa de Humanização da Assistência à Criança Hospitalizada.

A população pode contar com o serviço de emergência pediátrica do Instituto que funciona 24 horas por dia. Uma inovação em vias de implantação é a Unidade de Terapia Intensiva Pediátriaca, que aumentará a oferta de leitos, hoje com concentração maior em clínicas particulares.

Outro dado importante é que o Instituto foi recentemente recredenciado pelo SUS, e os frutos já podem ser notados, pela qualificação de leitos de longa permanência e dos leitos de CTI, o que resultou num aumento de 20% no atendimento a pacientes.

O IPPMG apresenta um atendimento mensal de dez mil crianças e adolescentes em regime ambulatorial, 3.300 na emergência, 600 em pronto-atendimento, 200 internações, 40 cirurgias e 250 procedimentos cirúrgicos ambulatoriais.