EBA faz o réveillon dos cariocas

A Escola de Belas Artes da UFRJ (EBA/UFRJ) foi escolhida pelo Metrô Rio para participar do concurso “Bilhete Solidário” de 2005, no qual alunos da Escola foram selecionados para ilustrar a coleção de bilhetes especiais que será utilizada durante o réveillon. Com um júri composto por três professores da Universidade e dois profissionais do Departamento de Marketing do Metrô Rio, o concurso revelou-se uma grande ferramenta de divulgação dos talentos artísticos que são marca registrada da EBA.

agencia2274T.gifA Escola de Belas Artes da UFRJ (EBA/UFRJ) foi escolhida pelo Metrô Rio para participar do concurso “Bilhete Solidário” de 2005, no qual alunos da Escola foram selecionados para ilustrar a coleção de bilhetes especiais que será utilizada durante o réveillon. Com um júri composto por três professores da Universidade e dois profissionais do Departamento de Marketing do Metrô Rio, o concurso revelou-se uma grande ferramenta de divulgação dos jovens talentos artísticos que se formam na EBA.

Ao todo, doze trabalhos foram selecionados pelo concurso. Os cinco primeiros colocados estamparão os bilhetes do réveillon e farão parte do calendário Metrô Rio 2006 com os outros sete vencedores. A venda dos bilhetes terá 10% de sua renda revertida em cestas básicas destinadas a ONG´s (Organizações Não-Governamentais) e instituições de caridade do município do Rio de Janeiro, que serão escolhidas pelos alunos.

“Enviei ao concurso seis obras de minha autoria, sendo três gravuras em metal e três guaches. Duas delas foram selecionadas”, diz Maria Blasquez, aluna da EBA, cujos trabalhos foram escolhidos tanto para os bilhetes quanto para o calendário. Satisfeita com o resultado, Maria revela não ter mudado sua linguagem artística para se adaptar à seleção, já que a temática já corresponde às suas obras: “Minhas gravuras consistem em trabalhar a imagem de gordinhas de biquíni. Portanto, apenas acrescentei figuras que tivessem relação com o réveillon e a nossa cidade”.

Angela Ancora da Luz, diretora da EBA, enfatiza o pioneirismo da Unidade e sua tradição vencedora em concursos artísticos. “A EBA vem ganhando cada vez mais visibilidade através dos prêmios recebidos por nossos alunos. Muitas empresas estão procurando contato com novos talentos de nossa Escola”, diz a diretora, lembrando que todos os cursos da Unidade tiveram chance de participar. “Mesmo com o curto período de tempo estabelecido para realizar os trabalhos, todos se empenharam e competiram com trabalhos de qualidade”, afirma Angela.

Professor do Departamento de Análise e Representação da Forma (BAF) e um dos jurados da banca avaliadora do concurso, Gerson Conforti conta quais foram os critérios de avaliação das obras: “Nos preocupamos em selecionar trabalhos que não fossem apenas colagens. Demos atenção ao acabamento, à apresentação gráfica, à elaboração artística dos trabalhos, ao design e a outras qualidades que se destacassem e correspondessem à proposta temática do concurso, que foi o réveillon. Aliás, como recebemos muitos trabalhos excelentes, alguns acabaram não sendo selecionados por não corresponderem ao tema do ‘Bilhete Solidário’”. A avaliação das obras foi feita pelo júri em outubro.

Segundo o Departamento de Marketing do Metrô Rio, será realizada uma exposição no fim deste ano, nas estações Siqueira Campos e Carioca, das artes especialmente desenvolvidas pelos alunos da EBA para o concurso, devido à qualidade apresentada pelos trabalhos apresentados. Transportando cerca de 450 mil pessoas por dia, o evento será de grande utilidade para divulgação dos talentos artísticos dos estudantes da UFRJ. A exposição será realizada dias 5 a 16 de dezembro, na estação Siqueira Campos, e dias 19 de dezembro a 5 de janeiro, na estação Carioca. Confira abaixo a relação de alunos vencedores:

– Vencedores da reprodução nos bilhetes e no calendário de fim de ano:

Marco Antônio Ribeiro Bravo
Maria Blasquez
Nancy Rosa Torres
Vinicius Mitchell
Rafael Rodriques Nobre

– Vencedores da reprodução no calendário:

Ana Maria Brazil Silva
Bárbara Conceição da Silva Sotério