Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na UFRJ

agencia2219T.jpgOs campi da Praia Vermelha, do Fundão e de Macaé prometem muitas atrações criativas e inovadoras no início da primavera. É que do dia 4 a 9 de outubro acontecerá a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na UFRJ. Imagine reunir em uma grande área, com entrada gratuita, um planetário inflável, oficinas de construção de barcos, de fotografia, de escultura, um muro de escalada, experimentos interativos, apresentação de coral, mostra de vídeos e exposições e muito mais.

A intensa programação da Semana é resultante do trabalho que mobiliza diversas unidades da UFRJ e vem sendo coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão. A universidade também participa das atividades que integram diversas instituições e centros de pesquisa, e que acontecem em todo o país durante a II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 3 a 9 de outubro, coordenada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social, do Ministério da Ciência e Tecnologia.

No evento realizado na UFRJ, a COPPE vai apresentar o que vem sendo desenvolvido em seus laboratórios sobre o tema que unifica nacionalmente a Semana: a água. O público poderá assistir a um experimento com “plumas de bolhas”. Semelhantes a bolhas de ar na água elas parecem inofensivas, mas geradas no fundo do mar podem produzir ondas de até 5 metros de altura e provocar grandes estragos.

Também poderá ser visitado pelo público o mais profundo tanque oceânico do mundo, que fica no campus dão Fundão. Com 23 milhões de litros d’água, o tanque é capaz de reproduzir AS principais características do meio ambiente marinho. Os visitantes poderão conhecer o projeto da primeira usina da América do Sul, que vai gerar energia a partir das ondas do mar e a membrana que pode transformar água salgada em água doce. Poderão, ainda, entender como funciona o ônibus movido a hidrogênio, em lugar do diesel.

NO Instituto de Biologia apresentará a exposição Água e o Complexo da Mata Atlântica e AS pesquisas que ajudam a preservação do meio ambiente e o quanto a UFRJ contribui para o conhecimento sobre os ecossistemas brasileiros.

NO Núcleo Interdisciplinar UFRJ Mar está preparando uma série de atividades, entre elas AS que pretendem demonstrar através de uma oficina, a melhor maneira de se construir pequenas embarcações e de revelar, através de experimentos práticos e interativos, o que mantém os barcos equilibrados sob a superfície da água.

A Casa da Ciência estará aberta para visitações e haverá uma exposição das pesquisas do Núcleo de Computação Eletrônica que contribuem para a inclusão digital de portadores de deficiência visual.

NO evento será uma oportunidade para que todas AS idades possam praticar esportes, ouvir música, ir ao teatro, pintar, fotografar. Agora é só se divertir.

Na Praia Vermelha, o portão principal de entrada para o evento é o do Complexo Desportivo, que fica na Rua Lauro Muller, em Botafogo.

No campus do Fundão, AS atividades vão se concentrar NO sábado, dia 8.

Para saber a íntegra da Programação que ocorrerá nos campi da UFRJ, clique aqui.

Para saber das atividades integradas da II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizadas fora da UFRJ, clique aqui.