Categorias
Memória

Saúde e Educação dividirão as despesas dos HUs.

ugfkjgf

No dia 31 de agosto, quarta-feira, o ministro Fernando Haddad anunciou uma Proposta de Orçamento das Ifes com aumento de 15% em relação à atual. Também foi anunciada a definição de despesa, na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
As despesas são classificadas a partir da natureza dos serviços prestados pelos hospitais. Desta forma, tudo o que se refere ao ensino passa a ser responsabilidade do orçamento do MEC e as ações e serviços de saúde serão de competência do Ministério da Saúde.
Haddad também destacou o artigo 73 da LDO, que reduz a burocracia na aplicação dos recursos gerados por cada instituição – basta o governo federal elaborar um decreto autorizando. “O procedimento dá agilidade às instituições, estimula a geração de receitas e inicia, na prática, a autonomia universitária prevista no anteprojeto de reforma da educação superior”. Atualmente, as instituições federais de ensino superior necessitam de um projeto de lei do Executivo e posterior autorização do Congresso Nacional para liberação de recursos.