Notícias do IPPMG

ddd

Redimensionamento da parte elétrica
Na segunda-feira, 11 de julho, foi realizada uma reunião entre o diretor do IPPMG, Prof. Antonio Ledo, a Sra. Eliane Rocha, representante da Superintendência Geral de Administração e Finanças (SG6) e o Prof. Jorge Luiz do Nascimento, da Escola de Engenharia da UFRJ, para decidir sobre o projeto de redimensionamento da rede elétrica do Instituto. Foi determinado que até o dia 15 de agosto o projeto básico será concluído e encaminhado à Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB) para licitação pública. A prioridade do projeto é a implementação de um Centro de Tratamento Intensivo (CTI) no IPPMG.

Obras no telhado do IPPMG
A estimativa do custo das obras de reforma do telhado do IPPMG revelou um valor acima do que foi disponibilizado pelo CT-Infra (Fundo criado para viabilizar a modernização e ampliação da infra-estrutura e dos serviços de apoio à pesquisa em instituições públicas de ensino superior e de pesquisa). Felizmente, a Reitoria decidiu custear a diferença, devido à importância do IPPMG para a Universidade.

Segurança
No dia 5 de julho, foi realizada mais uma reunião com a comunidade do IPPMG para tratar da questão da segurança. As medidas a serem implementadas em breve serão divulgadas. No momento, teve início a instalação de grades na ala do hospital que fica em frente à Linha Vermelha.

Problemas na rede de esgoto
O entupimento de parte da rede de esgoto provocou um vazamento na altura do bloco em que funciona o Setor Materno-infantil, o que levou à interdição da área. O problema do entupimento foi sanado, mas o incidente revelou que é necessário recuperar a rede do Materno-infantil (para onde converge todo o esgoto do hospital, que funciona em sistema de declive) porque o esgoto já estava passando sob a laje. Além disso, é preciso reconstruir toda a parte de piso e alvenaria do setor, que foi deteriorada pelo vazamento.
As dificuldades no sistema de esgoto não se limitaram ao Materno-infantil: uma caixa de passagem no SAME também apresentou problemas no mês de junho. Além disso, foi necessário reconsturir a parte de alvenaria da rede de esgoto do Banco de Sangue, afetada por outro entupimento, obra que será concluída em meados deste mês.

Centro de Estudos
A retomada das atividades do Centro de Estudos do IPPMG tem conseguido mobilizar a comunidade do Instituto. As apresentações e debates, voltados para o cuidado com a criança, têm sido marcadas pela multiplicidade de temáticas, contando com a participação não só de profissionais de saúde, mas também de filósofos, assistentes e cientistas sociais. O Centro de Estudos tem lugar no Auditório Nobre do IPPMG, às quintas-feiras, às 11 horas, sendo aberto à participação de todos.

Ouvidoria
O serviço de Ouvidoria do IPPMG completou seu primeiro mês de funcionamento, com a instalação das caixas de sugestões para recolher as opiniões dos usuários. Dentro das possibilidades, as demandas apresentadas estão sendo atendidas pelos setores responsáveis, com grande mobilização dos profissionais do Instituto.

Plano Diretor
No dia 11 de julho, segunda-feira, foi realizada uma oficina de interseção dos grupos temáticos do Plano Diretor, com o objetivo de prestar contas sobre os rumos da elaboração do Plano e de promover interface entre os eixos que vão norteá-lo. Entre os aspectos levantados durante a reunião estiveram: a importância de fortalecer a imagem do Instituto, através de uma política de motivação; a necessidade de identificar mecanismos de comunicação e também de formular políticas internas (todos os grupos desenvolveram eixos apontando para esta necessidade, demonstrando o desejo de participação nessas políticas). Comentou-se o fato de que a elaboração do Plano Diretor do IPPMG foi a primeira iniciativa do tipo realizada entre os hospitais da UFRJ.
Entre as propostas resultantes da oficina estão: a necessidade de levar para discussão no Grupo Temático de Ensino a questão da cobrança nos cursos de pós-graduação; a disponibilização da bibliografia utilizada para elaboração do Plano; a identificação e divulgação para os participantes de experiências de processos similares; a validação do Plano por etapas; a realização de nova oficina após a definição dos objetivos; a identificação de novos facilitadores para os grupos do ensino e da pesquisa; a promoção do encontro entre os grupos que chegaram a eixos norteadores similares, propiciando momento de troca e definição do grupo que se responsabilizará pelo desenvolvimento do eixo; a necessidade de trazer as final da elaboração do plano a discussão e validação da missão do IPPMG.

Curso de gestão hospitalar
Como parte da política de profissionalização da gestão do Hospital, o IPPMG está incentivando quatro servidoras do Instituto – Sônia Mota, chefe da Divisão Médica; Claudia Lopes, chefe da Unidade de Pacientes Intensivos; Maria de Fátima Faria da Silva, chefe da divisão de Recursos Humanos; e Maria Alice Costa, vice-diretora da Divisão de Enfermagem – a realizarem o curso de gestão hospitalar da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz. No momento, as servidoras estão acompanhando o processo seletivo para o curso.

Fundação José Bonifácio aprova editais de programas de apoio a eventos e à publicação de livros didáticos
O Conselho de Administração da Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB) acaba de aprovar os editais do Programa de Apoio a Eventos (cujo objetivo é convocar os interessados a apresentar proposta para obtenção de financiamento de eventos científicos) e do Programa de Apoio à Publicação de Livros Didáticos (com o propósito de ampara e incentivar a editoração e publicação de livros para utilização em cursos em nível de graduação produzidos/co-produzidos por professores da UFRJ). Cópia dos editais pode ser obtida no site http://www.fujb.ufrj.br.