Categorias
Memória

LNCC homenageia Darcy Fontoura de Almeida

xxxx

No âmbito das comemorações dos 25 anos do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), do Ministério de Ciência e Tecnologia, será realizada hoje (dia 7) uma homenagem ao professor Darcy Fontoura de Almeida , renomado pesquisador da área médica. A homenagem terá início às 10 horas, e contará com a presença de inúmeros representantes da comunidade científica. O evento foi organizado através de conferências e confraternizações coordenadas pelos alunos de Darcy, Ana Tereza Vasconcelos (LNCC) e Marcelo Barcinski (UFRJ).

Formado pela Faculdade Nacional de Medicina em 1954, Darcy começou a estagiar logo ao final do primeiro ano letivo no Instituto dirigido por Carlos Chagas Filho. Fixou-se em Citoquímica, com Antonio Couceiro, que investigava a organização celular do Electrophorus electricus, modelo institucional de investigação introduzido por Chagas.

Graduou-se em 1954 com as maiores notas de sua turma, e já com trabalho original publicado. Pós-graduou-se na Postgraduate Medical School no Hammersmith Hospital, em Londres, Inglaterra, estagiou na Universidade Livre de Bruxelas, com Adrienne Ficq, especialista em auto-radiografia, que aplicou ao estudo da bioeletrogênese, e com E.B. Chain no Istituto Superiore di Sanità, em Roma, Itália. Ali foi atraído pelo transporte de ácidos aminados em córtex cerebral de coelho. Na busca de modelos mais acessíveis, acabou se interessando por bactérias e, imediatamente, pela regulação gênica. De volta ao Brasil, orientado por Chagas, encerrou o trabalho sobre o E. electricus, com uma tese que lhe trouxe o título de livre-docente.

Atuou por dois anos como Consultor Científico da Unesco, em Paris, França, e na volta, atuou como Professor Adjunto da UFRJ. Criou então o laboratório de Fisiologia Celular, dedicando-se a estudar o controle genético da divisão celular em bactérias, tendo identificado um novo gene (ftsH) em Escherichia coli.

Durante todos esses anos teve participação ativa na vida comunitária da ciência brasileira, na Sociedade Brasileira de Genética, na SBPC, no CNPq, na Finep, no Conselho Universitário da UFRJ, no Comitê Executivo da International Federation of Institutes for Advanced Study (IFIAS), Maastricht e Toronto.

Teve intensa participação na vida científico-administrativa do Instituto de Biofísica da UFRJ, do qual foi diretor, de 1985 a 1989. Por outro lado, sempre se empenhou no processo de divulgação científica, dentro e fora da SBPC, participando de atividades na imprensa falada e escrita, culminando com a fundação da revista Ciência Hoje da SBPC em 1982 e do Informe/Jornal da Ciência Hoje, em 1986, dos quais foi editor até 1994. Retornou ao Projeto Ciência Hoje como membro do Conselho Diretor em 1997.

Atualmente, está envolvido em duas linhas de investigação: busca de um processo de obtenção de vacinas orais bivalentes contra E. coli enterotoxigênica e análise de sequências repetitivas nas regiões extragênicas do ADN bacteriano, esta em convênio com o LNCC/CNPq, tendo sido selecionado pelo Pronex do MCT e pelo PADCT III, em 1997.

O programa das conferências do evento conta com palestras de Marco A. Raupp (LNCC), Rafael Linden (IBCCF/UFRJ), Paulo Gadelha (Fiocruz), Marcelo Barcinski (Inca), Luiz Carlos Ferreira (USP), Bernardo Beiguelmann (Unicamp), João Lúcio de Azevedo (Esalq), Ennio Candotti (SBPC) e José Monserrat Filho (Jornal da Ciência).

A homenagem será no LNCC, Auditório A, localizado na Avenida Getúlio Vargas, número 333, Quitandinha (Petrópolis).