Concerto na Escola de Música

xxxxxxxx

agencia2053T.jpgA Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ (ORSEM) promove concerto na sexta-feira, 8 de julho, às 18h, no Salão Leopoldo Miguez, como parte do II Curso de Especialização e Aperfeiçoamento em Regência Orquestral. As aulas serão ministradas pelo maestro argentino, Guillermo Scarabino, professor da Universidade Nacional de Rosário (Argentina) e titular das Orquestras Sinfônicas de Mar del Plata e da Universidade Nacional de Cuyo (Mendoza). Na ocasião, os alunos participantes do curso terão oportunidade de dirigir a ORSEM, e cada um deles será responsável por conduzir a orquestra durante o concerto. O repertório, que inclui Sibelius, Manuel de Falla e Beethoven reúne peças com riquezas de detalhes e que representarão, por isto mesmo, um ótimo treinamento em regência.

Do programa fazem parte o poema sinfônico “Finlândia” (Opus 26), de Jean Sibelius (1865-1957), “El Amor Brujo”, de Manuel de Falla (1876-1946) e a “Sinfonia no 3 em Mi Bemol Maior Opus 55”, de Ludwig Van Beethoven (1770-1827). A apresentação, que é de graça, será aberta ao público. Não haverá distribuição de senhas e o Salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música fica na rua do Passeio, 98/ Centro. Tel.: 2240-1391/ 2240-1491.

O maestro Guillermo Scarabino já atuou como convidado das principais orquestras argentinas e de importantes conjuntos sinfônicos da América, Europa e Estados Unidos. É titular das cátedras de direção orquestral nas Universidades Católica Argentina e Nacional de La Plata e autor do livro, “Alberto Ginastera – técnicas e estilo (1935-1954)”. Neste curso, Scarabino dará aulas pela manhã, e orientará os alunos nos ensaios com a ORSEM na parte da tarde.

Sobre o repertório
“Finlândia”, a peça que abre o programa deste recital, foi composta por Jean Sibelius em 1899, e tornou-se uma das composições mais conhecidas de toda a sua obra. É considerada pela crítica um “verdadeiro tesouro musical” daquele país, e um símbolo do movimento pela sua independência política. Nacionalista por excelência, o compositor escreveu “Finlândia” numa época em que o país se encontrava sob domínio do czarismo russo. Em dezembro de 1917 a Finlândia tornou-se independente.
A segunda peça do repertório, “El amor brujo”, do espanhol Manuel de Falla, também é uma peça de inspiração nacionalista, baseada no canto e na dança dos ciganos. O compositor, porém, não utilizou qualquer melodia popular. A música foi escrita em 1915, inicialmente para uma orquestra de câmara com 14 instrumentos, e 13 anos mais tarde ganhou nova orquestração, para orquestra completa.

A terceira e última peça do programa, a “Sinfonia no 3 em mi bemol maior Opus 55”, foi composta em 1805 em homenagem ao imperador francês Napoleão Bonaparte. Esta sinfonia faz parte da série integral de nove que a ORSEM pretende executar ao longo de 2005.