Casa 1.0 é inaugurada no Fundão

A Casa 1.0, projeto realizado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU/UFRJ), em parceira com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), foi inaugurada em uma cerimônia solene na última sexta-feira, dia 1º de julho.

agencia2057T.jpgA Casa 1.0, projeto realizado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU/UFRJ), em parceira com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), foi inaugurada em uma cerimônia solene na última sexta-feira (dia 1º de julho), contando com a presença do reitor da Universidade, Aloísio Teixeira, dentre outros dirigentes da UFRJ. Sob o custo de 14 mil reais, a Casa 1.0 foi baseada em um sistema construtivo de alvenaria estrutural com blocos de concreto (sem vigas ou pilares), através de um projeto arquitetônico criado por alunos da FAU, vencedores do concurso que elegeu o melhor trabalho a ser aplicado.

Com 43 metros quadrados, sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço, a casa foi construída no Horto da Cidade Universitária, na Ilha do Fundão. O conceito do programa une redução de tempo e de custos com qualidade, e pode ser uma alternativa economicamente viável para populações de baixa e média renda, tornando-se uma nova tecnologia de combate ao déficit habitacional do Brasil. Através desse processo construtivo, os custos e o tempo de construção da casa podem ser até 30% inferiores ao tradicional, sendo possível construí-la no período de pouco mais de um mês. “A Casa 1.0 é uma solução barata para o problema dos custos de construção de habitações”, celebrou o prefeito da Cidade Universitária, Hélio de Mattos Alves.

A diretora do Escritório Técnico Universitário, Maria Ângela Dias, emocionou-se ao falar do empreendimento. “Esse projeto reafirma a posição da UFRJ como um centro de inovações. Somos um grande laboratório”, disse Maria Ângela. O reitor Aloísio Teixeira também parabenizou os realizadores da Casa 1.0: “Nada melhor do que comemorar a metade do meu mandato aqui, diante desta iniciativa. Nossos projetos resistirão a todas as dificuldades, para transformarmos essa Universidade em um pólo de tecnologia”.

O gerente da Portland regional (Rio-Espírito Santo), Eduardo D´Ávila, juntamente com o engenheiro Guilherme Coelho de Andrade, que ajudou a empresa na construção, e o professor Osvaldo Luiz de Souza Silva, responsável pela orientação dos alunos da FAU durante a execução do projeto, estavam presentes para prestigiar a inauguração. “Nossa intenção é estender o convênio da Portland com a UFRJ, de forma a beneficiar o currículo dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Universidade”, afirmou Eduardo D´Ávila.

Ressaltando os problemas habitacionais do Brasil, o secretário municipal do Meio Ambiente, Ayrton Xerêz, descreveu a Casa 1.0 como uma construção sólida e comercializável. “Estamos vendo a concretização de um sonho. Esse país já teve uma política habitacional, na década de 60. Hoje, somos 180 milhões de brasileiros, ou seja, a população triplicou, e não temos mais política habitacional alguma desde a extinção do Banco Nacional de Habitação (BNH) em 86”, afirmou o secretário, causando polêmica diante do reitor, que dissipou logo o clima de discórdia. “Discordo que o BNH tenha favorecido à população brasileira, pois somente as classes mais altas se beneficiaram dessa política. No entanto, hoje é dia de festa, vamos esquecer a polêmica”, disse Aloísio.

O professor Pablo Benetti, diretor da FAU, e outros integrantes do corpo docente da UFRJ estavam presentes na solenidade, que foi encerrada com um explicação detalhada da estrutura do projeto e um passeio por dentro da construção. Maiores informações no site da FAU, http://www.fau.ufrj.br/INFOFAU/curtas.htm