Conhecendo a UFRJ

lalalalalala

agencia2009T.jpgAlunos de 40 escolas de ensino médio, públicas e privadas, do Rio de Janeiro lotaram, na manhã do dia 21 de junho, os auditórios do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ, localizado no campus da Ilha do Fundão, para conhecer a maior universidade do país e seus cursos de graduação.
A abertura do “Conhecendo a UFRJ”, ocorrida no auditório “Quinhentão”, contou com a presença do decano do CCS, Prof. João Ferreira da Silva Filho, do pró-reitor de graduação, Prof. José Roberto Meyer Fernandes, e do pró-reitor de extensão, Prof. Marco Antônio França Faria, que falaram da importância do evento, do aumento de vagas de alguns cursos e das mudanças ocorridas no vestibular, revelando que o concurso da UFRJ está entre os melhores do Brasil. Além disso, agradeceram a presença de todos e destacaram a necessidade do esforço de cada aluno para alcançar uma vaga na universidade. “O ingresso no curso de graduação da UFRJ não cai do céu, é preciso estudar e se esforçar para alcançar esse objetivo”, disse o Prof. Marco Antônio Faria.
Logo após, o coordenador acadêmico do vestibular, Luis Otávio Langlois, fez uma breve apresentação e esclareceu algumas dúvidas sobre as provas. “Nós queremos avaliar a capacidade de raciocínio do aluno. Queremos saber o que ele sabe e nunca confundi-lo”, disse Langlois. Segundo ele, a partir desse ano será permitido zerar uma das provas, mas somente prova não-específica. Quando perguntado sobre a possível adoção do sistema de cotas para o vestibular da universidade, Luís Otávio Langlois disse não haver ainda nada decido.
“Conhecendo a UFRJ”, projeto de parceria entre a PR-5 (Pró-Reitoria de Extensão), PR-1 (Pró-Reitoria de Graduação) e a Coordenação de Extensão do CCS, oferece palestras e stands dos cursos de graduação oferecidos pela instituição federal, onde são realizadas exposições através de painéis e outros materiais informativos promovendo uma interação entre estudantes do ensino médio, graduandos e professores. O evento acontece no período de 8h às 17h e é uma oportunidade não só de aproximação da Universidade às escolas de ensino médio, mas também de aproximação dos vestibulandos e sua futura área de atuação profissional.