Seminário Profissão e Ciência na Saúde

ghghghghghghgh ghghghghghghg

agencia2044T.jpgO Seminário – Profissão e Ciência na Saúde aconteceu no dia 28 de junho no Hospital Escola São Francisco de Assis – HESFA. Segundo o decano do Centro de Ciências da Saúde, professor João Ferreira, esse evento acontecerá periodicamente de forma itinerante, junto às unidades do Centro e apresentará trabalhos de seus pesquisadores. “Trata-se da construção de um espaço de troca e de discussão entre as 23 unidades que formam o CCS”, afirmou professor João Ferreira.
Após abertura feita pelo decano, a coordenadora de pós-graduação da Escola de Enfermagem Anna Nery, professora Neide Aparecida Titonelli, e a diretora do HESFA, Cristina Loyola, reforçaram a importância do evento para a promoção da qualidade da pesquisa universitária.
O professor João Ferreira discorreu sobre o tema “A Ética na Saúde” e informou que o centro possui cinco comitês de ética em pesquisa, nas seguintes unidades: HUCFF, IPPMG, NESC, Anna Nery, IPUB. Para João Ferreira, o que garante um convívio humano com qualidade é a construção das relações individuais calcadas no respeito mútuo.
O Instituto de Biofísica esteve representado pela professora Rosália Mendes Otero, coordenadora do instituto Milênio de Bioengenharia Tecidual, que palestrou sobre “Células Tronco”. Ela trouxe um panorama sobre as pesquisas nessa área, suas principais dificuldades e seus avanços. Segundo a professora, as pesquisas com células tronco no Brasil giram em torno de cinco pontos-chave: as questões científicas, éticas, religiosas e legais. A professora Rosália informou que após dois anos de estudo e avaliação pelo Comitê Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), o Protocolo Clínico para a implantação do estudo em células tronco foi aprovado e será implementado através da parceria entre o Hospital Universitário e o Instituto Pró-cardíaco.
O Professor Franklin Rumjanek fechou o seminário com o tema “Ética em Pesquisa”. Para ele, existem algumas considerações éticas sem uma discussão aprofundada no país. Questões ligadas a patentes de resultados de estudos científicos, sociobiologia e estratificação social que não contam com um consenso entre os pesquisadores. Ele reforça a importância da atuação do CONEP na regulação e acompanhamento das pesquisas. “Os CONEPs Locais têm um papel fundamental, uma vez que o número de pesquisas é cada vez maior” finaliza o professor.