Inclusão Social de Deficientes Físicos na COPPE

xxxx

Promovido pelo Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE), e pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (UnB), o seminário que será realizado entre os dias 16 e 19 de maio, no Rio de Janeiro, reunirá pesquisadores nacionais e estrangeiros para discutir os rumos da inclusão social de deficientes físicos na dinâmica nacional. As conferências serão realizadas no Auditório da COPPE, no Centro de Tecnologia (CT), Bloco G, Sala 122, na Cidade Universitária (Ilha do Fundão). Segue abaixo a programação do evento:

Programação Completa

— 16/05

8:00 às 9:30 – Sessão e Conferências de abertura
Dr. Roberto Bartholo – Alteridade e preconceito
Dr. Marcel Bursztyn – Modernidade técnica e exclusão social

10:00 às 12:30 – Seminário:Escola, preconceito e deficiência
Dra. Gilberta Januzzi – UNICAMP – Escola e inclusão: é possível o diálogo

14:00 às 17:00 h – Reunião dos Grupos de Trabalho

— 17/05

9:00 às 12:00 – Seminário:Profissionalização, preconceito e deficiência
Dra. Susana Finquelevich – Universidade de Buenos Aires – Inclusão sócio-laboral através da internet: as pessoas com necessidades especiais.
Dra. Leda Azevedo – Universidade Estadual do Rio de Janeiro – Presidente do Centro Integrado de Atenção a Pessoas Portadora de Deficiência – CIAD
Dra. Izabel Maria Madeira de Loureiro Maior – Universidade Federal do Rio de Janeiro e Coordenadoria Nacional para integração da Pessoa Portadora de Deficiência (CORDE)

14:00 às 17:00 – Reunião dos Grupos de Trabalho

— 18/05

9:00 às 12:00 – Seminário: Saúde, artes, lazer e esportes
Dr. Jairo Werner Jr. – Universidade Estadual do Rio de Janeiro A medicalização da vida do deficiente como barreira para a inclusão social.
Dr. Roxelio López – Centro de Estudos e Investigacións Turísticas – Universidade de Santiago de Compostela – Espanha – Acessibilidade e práticas turísticas inclusivas.
Dra. Elizabeth Tunes – CDS/UnB

14:00 às 17:00 – Reunião dos Grupos de Trabalho

— 19/05

9:00 às 12:00 – Seminário: Perspectivas e possibilidades mediacionais para a inclusão do deficiente
Dra. Tânia Rodrigues da ANDEF- Esportes, artes e lazer: criando novas possibilidades.
Anne M. Donnellan, Ph.D. Professor Interim Vice President of Academic Affairs and Provost University of San Diego

14:00 às 17:00 – Conferência de encerramento
Dra. Elizabeth Tunes – CDS/UnB – Preconceito, Inclusão e Deficiência: o preconceito no limiar da deficiência.
Sessão plenária para leitura, discussão e aprovação do documento final do Seminário
Mostra: Engenharia de novos recursos mediacionais para inclusão social do deficiente