Vestibular UFRJ 2006 terá provas em dois dias

O Conselho de Ensino de Graduação (CEG) da Universidade Federal do Rio de Janeiro anunciou, no dia 18 de maio, mudanças importantes no modelo do vestibular que será realizado neste ano. Entre as mudanças, provas em dois dias e inscrições só pela internet.

agencia1942T.gif O Conselho de Ensino de Graduação (CEG) da Universidade Federal do Rio de Janeiro anunciou, no dia 18 de maio, mudanças importantes no modelo do vestibular que será realizado neste ano. Na reunião do CEG foram discutidas questões que vêm sendo propostas por uma série de especulações da mídia sobre o concurso desde o início do ano, dentre elas, a inclusão de uma prova de Filosofia no edital.
Apesar de reconhecer a importância da Filosofia na formação do indivíduo, o Conselho entendeu que não há, no presente momento, condições que permitam, de fato, a implantação de uma prova da disciplina sem causar dificuldades muito sérias para o ensino médio, que seria forçado a uma adaptação às pressas. Além disso, o CEG reconheceu que não houve uma discussão interna significativa com os setores envolvidos da UFRJ, como o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) e o Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). “Nós consideramos importante que a Pró-Reitoria de Graduação faça um debate aberto sobre o tema, com a garantia de representação de todos os segmentos interessados e relevantes”, disse o conselheiro da Comissão de Vestibular e representante do CFCH, professor Marcelo Macedo Corrêa e Castro.
No entanto, o modelo acadêmico de avaliação foi modificado. Ao contrário do concurso anterior, agora as provas serão realizadas em apenas dois dias, com cinco horas de duração em cada. No primeiro, o candidato fará quatro provas não específicas, uma redação e a prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. No segundo, as três disciplinas específicas. Todas as provas continuam valendo de zero a dez pontos, porém os critérios de eliminação foram modificados: quanto às provas não específicas, somente será desclassificado aquele que tirar zero em todo o conjunto das vinte questões das provas, ao contrário do ano passado, quando uma nota zero em qualquer não específica resultaria na eliminação.
Quanto às inscrições para o vestibular, o CEG determinou que estas apenas serão realizadas pela internet, uma vez que, segundo dados da própria universidade, 84% dos candidatos do concurso de 2005 declararam no questionário socioeconômico que têm acesso à internet em casa, na escola ou no trabalho, sendo que 25% dos candidatos se inscreveram utilizando este meio. A UFRJ, pensando naqueles que não possuem tal facilidade, montará laboratórios computadorizados em diversas regiões do estado, disponibilizando monitores especializados para orientar os interessados no local.