Vacinação para idosos começa segunda

iumjujnunhuhbubh

Entre os dias 25 de abril e 06 de maio será realizada a edição de 2005 da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso para os usuários do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF). Nesta categoria se incluem os pacientes e seus acompanhantes; já
na semana seguinte, entre os dias 9 e 13, será a vez do atendimento exclusivo para os idosos que integram o quadro de profissionais de saúde do HUCFF e do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG).
A vacinação será realizada na sala 208, no 2ºandar do Ambulatório, entre 9h e 12h.
Pela legislação, idoso é quem tem 60 anos ou mais.
O envelhecimento é um processo natural, inevitável e irreversível. No ano 2000, o Brasil já tinha 15 milhões de pessoas acima de 60 anos. Em 2025, os idosos chegarão a 15% da população do país.
Se em parte esses índices foram possíveis pela melhoria das condições de vida que permitiram que a população sobrevivesse por mais anos, por outro esses índices apontam para o fato de que se torna cada vez mais urgente reconhecer que envelhecer com qualidade de vida é, antes de tudo, um direito de todo cidadão.
Durante a campanha de 2004, foram aplicadas 2.780 doses de vacina contra gripe (antiinfluenza) e 151 doses da vacina dupla adulto. A maioria dos vacinados foi idosa (1.342), com idades acima de 60 anos, seguida pelos profissionais de saúde (986) e outros (452) considerados fora do grupo pelos técnicos do Serviço de Epidemiologia e Estatística.
Esta vacina não protege contra o resfriado comum ou outras doenças respiratórias transmitidas por outros agentes, mas também não causa gripe.
Pelo fato desta vacina não conter microorganismo vivo, não é contra-indicada aos portadores de imunodeficiência ou de neoplasias malignas.
Portadores de doenças agudas febris e pacientes em tratamento com imunossupressores não podem ser vacinados. Estes só podem ser vacinados um mês após o término do tratamento.
A vacina também é contra-indicada para pessoas com história de Síndrome de Guillan-Barré, de reação anafilática sistêmica em doses anteriores, com urticária generalizada, dificuldade respiratória, angioderma, hipotensão ou choque nas primeiras duas horas após aplicação do imunizante ou exposição a alergenos.
Demais informações técnicas sobre a vacina podem ser obtidas com a enfermeira Rosângela pelo telefone 25622734, ou pelo e-mail monteiro@hucff.ufrj.br.