Desafios do acesso ao ensino superior

lalalallallallalallalaala

agencia1800T.jpgA Coordenação de Extensão do Centro de Ciências da Saúde – CCS lançou, no dia 14 de março, o livro: Democratização do Acesso ao Ensino Superior – Desafios e Perspectivas.
Organizado por Antônio José B. Oliveira, coordenador de extensão do CCS, e Marilene Mendonça Pires, o livro tem como objetivo contribuir para a discussão e reflexão de ações já implementadas para a democratização do acesso.
O livro nasceu de apresentações feitas no II Simpósio de Extensão na Área da Saúde e do I Simpósio de Graduação na Área da Saúde e traz o histórico de alguns cursos noturnos que já acontecem em diversas áreas de ensino da UFRJ. É o caso dos cursos de licenciatura em matemática, física e química, relatados pela professora Ângela Rocha – Decana do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza – CCMN, e das experiências dos professores do curso de licenciatura em biologia – Instituto de Biologia – CCS.
A troca de experiências com a UERJ, por meio da professora Raquel Villard – pro-reitora de graduação, contribuiu para os debates.
Textos de professores subsidiaram análises e levantamentos numéricos dos resultados e impactos de diferentes métodos de democratização do acesso ao ensino superior tais como reserva de vagas ou cotas étnicas.
A publicação será disponibilizada nas principais bibliotecas da Universidade.