Bolsas de intercâmbio na Alemanha

lalala

Na última quinta-feira, 16 de dezembro, foi apresentado pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) a proposta de bolsas para graduação, pós-graduação, doutorado, programas especiais, intercâmbio de cientistas e projetos de cooperação institucional.
O DAAD é uma instituição sem fins lucrativos das instituições de ensino superior da Alemanha que promove o intercâmbio entre o país europeu e o exterior, e está dentro da política externa alemã nos campos da cultura, da ciência e do desenvolvimento. Ele ainda tem o papel de informar sobre o sistema universitário da Alemanha, as possibilidades de auxílio e de bolsas de estudo para alemães e estrangeiros.
Gabriele Althoff, diretora do escritório regional do DAAD no Brasil, ressaltou que o apoio à parceria universitária, em conjunto com a CAPES, tem a finalidade de promover cooperação no ensino e na pesquisa, além de garantir apoio de dois a quatro anos. Para Gabriele Althoff o sistema de avaliação do ensino superior brasileiro é mais avançado que na Alemanha, onde as universidades entram num ranking determinado pelas revistas.
A diretora do escritório regional do DAAD no Brasil apresentou ainda questões como a atual discussão de reforma universitária na Alemanha, onde o tema abordado em sala de aula será definido e tangenciará as aulas dos professores, enquanto no sistema atual os professores definem livremente o que vai ser tratado. Esta medida é uma forma de padronizar os temas abordados dentro de sala de aula para permitir o aproveitamento em créditos de alunos de outros países em suas universidades de origem.
A criação de um Espaço Universitário Europeu Unificado (EHEA) já é uma realidade e que até este ano conta com mais de 40 países, porém é esperado que até 2010 todos os países da União Européia façam parte do EHEA. A Alemanha é o segundo país, ao lado da Grã Bretanha, na quantidade de estudantes estrangeiros fazendo intercâmbio, perdendo apenas para os Estados Unidos. Em várias universidades estrangeiras é parte obrigatória do currículo o intercâmbio acadêmico/cultural para a extensão dos estudantes.

Mais informações: http://rio.daad.de/