Tinta invísivel

jhjhduj jkdujdhdj

O professor Cláudio Lopes, do Instituto de Química – CCMN, foi destaque de capa no boletim eletrônico do Instituto Ciência Hoje – publicação vinculada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O motivo da manchete se explica pela produção de uma tinta invisível pelo Laboratório de Análise e Síntese de Produtos Estratégicos (Lasape), coordenado por Cláudio. Trata-se de uma substância detectável sob luz ultravioleta, que pode ser usada para marcar cédulas ou obras de arte, auxiliando na identificação de objetos roubados. Por não ter efeitos tóxicos, a tinta pode ser aplicada em animais. Segundo o professor, as pesquisas do Lasape contam com o apoio da Faperj, fundação ligada à Secretária Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e foram desenvolvidas em equipe integrada por Rosangela Lopes, Jarí Cardoso, Maicon Miranda, José Roque Carvalho e Gláucia Slana.
O mesmo boletim também destacou a criação de substâncias sintéticas que são capazes de inibir toxinas presentes no veneno de diferentes espécies de cobras. A autoria da inovação é do Laboratório de Química Bioorgânica (LQB) do Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais (NPPN) e do Laboratório de Farmacologia de Toxinas (LFT) do Departamento de Farmacologia Básica e Clínica (DFBC), ambos da Universidade. Da equipe de pesquisadores da UFRJ são citados o químico Walter Mors, o farmacêutico Alcides José Monteiro da Silva, e Paulo Roberto Ribeiro Costa, coordenador da pesquisa.
Para ler na íntegra o artigos, acesse www.ciencia.org.br