Eleição na Letras ainda sem definição

lálálálá

agencia1503T.jpgAs eleições deste ano para o Centro Acadêmico (C.A.) da Faculdade de Letras da UFRJ foram tumultuadas. A confusão começou na última sexta-feira, dia 1° de outubro, durante a apuração dos votos, feita de forma restrita aos representantes das chapas, quando se observou a adulteração da assinatura de um dos membros da comissão eleitoral em 53 cédulas. Os membros das chapas 1, 2 e 5 alegaram a irregularidade como motivo para se anular a votação. Uma reunião foi combinada para ontem, segunda-feira, dia 4. A chapa 4, de oposição, certa de sua vitória e se sentindo prejudicada pela possível decisão da assembléia, convocou, na manhã de ontem, todos os alunos da Faculdade para uma mobilização com o objetivo de exigir uma apuração pública dos votos.

Munidos de tambores, panelas, apitos e até um berrante, os alunos portaram faixas pretas em sinal de denúncia à fraude eleitoral, além de cantarem “Apesar de você” – canção de Chico Buarque em protesto ao autoritarismo do regime militar. A apuração foi feita diante de, aproximadamente, 200 estudantes e o resultado foi esmagador: 555 votos para a chapa 4 contra 182 para a chapa 1, 55 para a chapa 2, 11 para a chapa 5 e 3 para a chapa 3. Os votos brancos e nulos somaram 13.

O processo eleitoral, entretanto, ainda permanece sob polêmica, pois nem todas as chapas reconhecem o resultado do pleito. A mobilização estudantil a favor da democracia continua em plena efervescência na Faculdade, demonstrando a força dos estudantes quando atuam de forma organizada e coletiva.