Obras na biblioteca do IFCS

agfg

Atualizando as informações dadas pelo diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), Franklin Trein, sobre o andamento das obras da biblioteca do Instituto, divulgadas neste site há uma semana, apresentamos o seguinte balanço das melhorias que estão sendo realizadas.

OBRA DOS TELHADOS: A Perfil Plus Engenharia iniciou no dia 10, segunda-feira passada, as obras dos telhados na ala esquerda do prédio, contemplando a área que estava interditada do segundo andar. Após reunião realizada entre os engenheiros da Perfil Plus, o fiscal da Prefeitura Universitária e a Direção do Instituto ficou acertado que a partir de segunda-feira, dia 20 do corrente mês, terá início uma nova frente de trabalho, que irá cuidar do telhado sobre a biblioteca, no lado direito do prédio. Todas as obras dos telhados deverão estar concluídas em 90 dias, conforme os termos do contrato. A Direção do Instituto esta fazendo todos os esforços possíveis para que a presença dos operários dentro do prédio não interfira negativamente nas nossas atividades acadêmicas e administrativas.

OBRAS DE ELÉTRICA: Conforme informação da SG – 6, as obras de recuperação das instalações elétricas do IFCS deverão ser licitadas nos próximos dias. A promessa de que seria publicado o edital dentro desta semana não foi cumprida.

OBRAS DE HIDRÁULICA: O Escritório Técnico da Universidade – ETU – informou-nos que o trabalho de elaboração do projeto básico das obras de hidráulica esta quase concluído e, tão logo possível, será enviado à SG – 6 para ser dado início o processo de abertura da licitação das mesmas.

HIGENIZAÇÃO DOS LIVROS: A Bio- Manguinhos já esta com o trabalho de higenização dos livros bastante adiantado. Podemos prever a conclusão do mesmo para as próximas semanas, conforme o contrato.

FAXINA DA BIBLIOTECA: O trabalho de faxina da biblioteca, realizado pela Probank, foi concluído dentro do prazo previsto. Estamos solicitando à Prefeitura Universitária a ampliação do contingente de funcionários da limpeza para termos pelo menos duas pessoas dentro da biblioteca, no período de 7:00 hs. às 21:00 hs, que farão a manutenção da limpeza.

EXAME DO AR: A Aqualab confirmou que estará entregando o laudo sobre a qualidade do ar dentro de 10 a 15 dias, conforme previsto.

ESPAÇO INTERNO DA BIBLIOTECA: A coordenadora do ETU, Profa Dra. Maria Angela Dias, enviou à Direção do IFCS os processos relativos ao ar-condicionado (23079.032769/02-14) e a distribuição interna dos espaços da biblioteca – acervo, processamento e sala de leitura – (23079.032745/02-56) solicitando que seja dada uma definição para aqueles espaços, conforme o interesse do Instituto, pois somente depois disto é que será possível fazer um novo projeto para o ar-condicionado, redefinindo sua dimensão e condições de funcionamento, uma vez que nas condições atuais não é recomendável o religamento do ar-condicionado. A Congregação do IFCS, em sua reunião do dia 16/09/2004, decidiu que a Comissão Executiva da Biblioteca, criada pela Congregação, deve conduzir a discussão sobre este assunto e deu prazo até, quarta-feira, dia 22 próximo, para a Comissão apresentar uma agenda de trabalho neste sentido.

EXAME DO MATERIAL DA PAREDE INTERNA DA BIBLIOTECA: A amostra do material da parede, colhida no dia 26 de agosto passado, está no NUCAT para ser analisada. Embora tenhamos ligado várias vezes, não nos foi passada nenhuma informação sobre a data de conclusão da elaboração do laudo.

EXAME MÉDICO DOS FUNCIONÁRIOS: A Dra. Katia Sloboda, médica responsável pelo setor competente da DVST, mediante nossa solicitação informou-nos que na terça-feira, dia 21 de setembro, estará no IFCS para fazer exames clínicos de todos os funcionários da biblioteca. Posteriormente, aqueles que apresentarem um quadro específico, serão encaminhados a exames laboratoriais. Desta forma, é possível que, até o final do mês de setembro, tenhamos os laudos relativos às condições de saúde de todos os funcionários.

PESSOAL PARA A BIBLIOTECA: Continuamos aguardando uma resposta ao memorando que enviamos à DAE em 14 de julho de 2004, solicitado 4 bolsistas para colaborar no serviço da biblioteca. Com relação a um novo funcionário – auxiliar de biblioteca – que esta sendo transferido para à UFRJ, já cumprimos os tramites necessários à transferência do mesmo. Esperamos poder contar com sua presença na biblioteca do IFCS dentro do próximo mês.

BANHEIROS DO SEGUNDO ANDAR: Conforme informações recebidas da SG – 6, pelo mesmo motivo que não foi publicada a licitação das obras de elétrica também não foi publicado o edital de licitação para execução das obras dos banheiros do segundo andar. A greve dos funcionários acumulou serviços e há urgências também em outras Unidades. A Superintendência não conseguiu dar conta das tarefas nos prazos prometidos