Assembléia Legislativa homenageia o reitor da UFRJ

jghojas

O reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Aloísio Teixeira, receberá na 2ª feira, dia 16, às 19h, por proposição do Deputado Edmilson Valentim, a Madalha Tiradentes. Trata-se da comenda mais importante do Poder Legislativo, destinada a premiar personalidades que tenham prestado relevantes serviços à causa pública.
Esta condecoração foi instituída por ocasião das comemorações do bicentenário da Inconfidência Mineira, em 21 de abril de 1989, representando um marco histórico na perpetuação do Poder Legislativo do Estado do Rio de Janeiro. Sua sede, o Palácio Tiradentes, constitui-se em significado testemunhal que motivou a criação desta comenda, uma vez que, em 1926, construído sobre os alicerces da então Cadeia Pública, para onde Tiradentes, advindo de sua prisão da rua dos Latoeiros, fora levado e onde permanecera por um curto período, em calabouço, até ouvir a leitura da sentença de sua execução à forca no Largo da Lampadosa, em 21 de abril de 1792.