Novo prefeito toma posse e ETU com nova direção

mjuas

agencia1304T.JPGTomaram posse, no último dia 8, o novo prefeito da Cidade Universitária, o professor da Faculdade de Farmácia Hélio de Mattos Alves e a diretora do Escritório Técnico da Universidade (ETU), profa Maria Ângela Dias. Na cerimônia realizada no Horto da Prefeitura, estiveram presentes o reitor prof. Aloisio Teixeira, a vice-reitora, profa Sylvia Vargas, os pró-reitores: prof. José Luiz Fontes (PR-1), prof. Joel Teodósio (PR-3), prof. Luiz Afonso (PR-4) e prof. Marcos França (PR-5), além dos decanos e diretores de unidades.
No seu discurso, a professora Maria Ângela lembrou dos projetos em andamento do ETU e seu trabalho realizado na prefeitura, durante o primeiro ano de gestão da reitoria. Responsável pela direção do escritório, Maria Ângela pretende ampliar as ações do ETU, tendo como planos de redirecionamento: melhorias ambientais, ocupação do solo, com construção da biblioteca central, centro de treinamento olímpico e novos alojamentos, e maior integração das unidades e dos campi. “Quero agradecer a todos que trabalharam comigo na Prefeitura e no ETU enfrentando, com coragem, as sucessivas mudanças de administração, com criatividade à falta de recursos e com profissionalismo os desafios do dia-dia”, finalizou a professora.
Há vinte e um anos na instituição, Hélio Mattos deixou a superintendência do Centro de Ciências da Saúde (CCS) para assumir o cargo de prefeito. Segundo ele, sua posse vem no momento difícil, em que graves restrições orçamentárias e financeiras pesam sobre a UFRJ e todo o sistema público federal de ensino superior. O novo prefeito lembrou ainda da carência de pessoal técnico-administrativo em todos níveis e a falta de concursos públicos, o que prejudicam o desenvolvimento das atividades na instituição.
Em meio disso, os problemas vigentes, como a falta de segurança no Campus e a degradação dos espaços acadêmicos, devem ter prioridade e, para isso, o novo prefeito já tem projetos em andamento.
“Essa Prefeitura assume hoje um outro papel importante que é trabalhar de forma integrada cada vez mais com a nossa comunidade, que envolve os diferentes campi da UFRJ”, enfatizou Hélio Mattos em seu discurso de posse.