Categorias
Memória

Novo Prefeito para a Cidade Universitária

No dia 8 de julho, o professor da Faculdade de Farmácia e ex-superintendente do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Hélio de Mattos Alves, assumirá oficialmente o cargo de Prefeito da Cidade Universitária com a missão de garantir a manutenção e a conservação dos campi e a operação de boa parte dos serviços de infra-estrutura da universidade.
A seguir, entrevista com o futuro prefeito, concedida à equipe de jornalismo da Assessoria de Comunicação da UFRJ.

agencia1300T.jpgNo dia 8 de julho, o professor da Faculdade de Farmácia e ex-superintendente do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Hélio de Mattos Alves, assumirá oficialmente o cargo de Prefeito da Cidade Universitária com a missão de garantir a manutenção e a conservação dos campi e a operação de boa parte dos serviços de infra-estrutura da universidade, em instalações que se espalham por toda a cidade do Rio de Janeiro. E tudo isso com recursos escassos, em decorrência das graves restrições orçamentárias e financeiras que pesam sobre a UFRJ, bem como sobre todo o sistema público federal de ensino superior.
A nomeação do novo prefeito é parte da reestruturação que vem sendo promovida pela Reitoria, dando novo destaque ao Escritório Técnico da Universidade – cuja direção permanecerá a professora Maria Ângela Dias – retornando assim ao formato estabelecido pelo Regimento da Universidade.
Desde o dia 18 de junho o professor Hélio, que está há 21 anos na UFRJ, já encara uma série de atividades e enfatiza que se sente muito honrado em participar da equipe da atual Reitoria , que está completando um ano dirigindo a UFRJ.
A seguir, entrevista com o futuro prefeito, Hélio de Mattos Alves, concedida à equipe de jornalismo da Assessoria de Comunicação da UFRJ

A realidade atual da prefeitura

A Prefeitura Universitária integra a estrutura da UFRJ e, como tal, reflete o desmonte do Estado brasileiro promovido pelos oitos anos de governo FHC. Não se trata apenas da escassez de recursos financeiros. Temos uma grande carência de pessoal técnico-administrativo em todos os níveis: superior (engenheiros, arquitetos, administradores) médio (eletricistas, bombeiros hidraúlicos, carpinteiros, pintores,etc.) e básico (para o qual não há, pelo menos por enquanto, expectativa de realização de concursos). Muitas funções foram extintas pelo antigo governo. Sem contar a vigilância patrimonial, cujo pessoal fica lotado na Divisão de Segurança da UFRJ (DISEG) e que teve seu contingente reduzido drasticamente nos últimos anos. Esse é um setor fundamental, que materialmente conta com duas viaturas antigas, e graças à determinação da reitoria atual está sendo reconstruído. Nos próximos dias estarão chegando seis carros novos e 20 rádios de comunicação, além de outras medidas que estão sendo implementadas, inclusive, com o apoio da PR4 (Pro-Reitoria de Pessoal), um programa de estímulo e requalificação dos vigilantes que estão atualmente fora de suas funções; o objetivo é fazê-los retornar à Divisão de Segurança da Prefeitura Universitária.
Temos aproximadamente 450 funcionários que atuam nos campi do Fundão, Centro e Praia Vermelha.

Os serviços da prefeitura

A Prefeitura é responsável por boa parte dos serviços de conservação, manutenção e infra-estrutura dos campi, o que abrange também obras civis. Praticamente todos os serviços de limpeza, transporte interno e conservação estão terceirizados, inclusive coleta de lixo, capina e poda de árvore, o que amplia as atividades da prefeitura para o campo da supervisão destes serviços. A fiscalização efetiva da Prefeitura Universitária é fundamental para a melhoria da qualidade de vida no Fundão e nas demais instalações da UFRJ.

Planos prioritários

Participar da implementação de diversas medidas que estão sendo discutidas na Comissão de Segurança da UFRJ, presidida pela profa. Sylvia Vargas; iluminação das principais vias da Ilha do Fundão; fechamento em determinados horários de algumas vias de acesso; colocação de três cabines nas principais entradas e implantação coordenada de câmeras de vigilância nos principais prédios. Pretendemos, ainda, aproveitar nossa rede de fibra ótica para assegurar a integração do circuito de câmeras que será implantado com as atuais câmeras existentes no CENPES, CETEM e Parque Tecnológico.

Segurança

Há todo um trabalho de planejamento que vem sendo desenvolvido pela Comissão Executiva de Segurança, coordenada pela Vice-reitora, profa. Sylvia Vargas. A Prefeitura integra esta Comissão, junto com outro órgão da universidade, funcionários e estudantes. As medidas a serem adotadas são discutidas coletivamente e devem ser levadas ao Conselho Superior de Coordenação Executiva para serem implementadas. Além disso pretendemos estabelecer parcerias com instituições que ocupam áreas no Campus da Ilha do Fundão: Pólo Tecnológico, Fundação Bio Rio, CENPES, CEPEL, IEN, CETEM, Detran, além dos bancos que possuem agências ou postos de serviço na Ilha (Banco do Brasil, Banco Real, Unibanco e Banco Santander). Os contatos preliminares que mantivemos com alguns deles foram excelentes e promissores, principalmente para obter apoio para a instalação do sistema de monitoramento por câmeras de TV. Acompanhei o professor Aloisio Teixeira em uma reunião no Comando Militar do Leste e estive, junto com a Profa. Sylvia Vargas, no 17° Batalhão da Polícia Militar, na Ilha do Governador; já realizamos também uma reunião com a CET-RIO. Nos próximos dias iremos procurar o Comando do I Distrito naval, a SMTU e Fundação Parques e Jardins.
Em relação à segurança, a Vigilância Patrimonial precisa estar presente 24 horas por dia, interligando os postos do campus do Fundão e toda a UFRJ. E os vigilantes, que não estão trabalhando em sua área de atuação – e desejarem voltar à vigilância – serão recebidos de braços abertos. A Pró-Reitoria de Pessoal estará viabilizando este retorno, até porque a recuperação do quadro de pessoal é interesse nosso. Enquanto prefeito, tenho que ter uma visão de conjunto na hora em que se discute segurança, iluminação, equipamento, treinamento, reforço de pessoal e ocupação do campus.

Iluminação

A reitoria vem desenvolvendo gestões junto à Prefeitura Municipal para conseguir a liberação de uma emenda, no valor de 3,5 milhões, que o vereador Fernando Gusmão, do PCdoB, conseguiu incluir no Orçamento do Município. Pretendemos intensificar estas gestões, mas não vamos ficar sentados esperando. Já foram repostas 800 lâmpadas e recolocados 2 mil metros de cabos, melhorando a iluminação da área que vai da reitoria até o alojamento.

Sistema de transporte

No contato que pretendemos manter com a Secretaria Municipal Transporte Urbano (SMTU), vamos estudar a possibilidade de nas horas de maior procura, os ônibus da linha 485 (General Osório) saírem direto do Fundão. Se isto der certo, outras linhas, como as que vão para Jacarepaguá, Madureira, Pavuna, Penha e Tijuca poderão adotar o mesmo sistema. Outra medida é o cadastramento de vans, que poderão fazer a ligação do Fundão ao Centro e Bonsucesso. Temos que estudar com a SMTU a reativação da linha 911 (Fundão-Bonsucesso), ligando diretamente a Praça das Nações a Ilha do Fundão. E também a possibilidade de uma linha especial de ônibus, integrando a Ilha do Fundão ao sistema do metrô.

Sinalização

A Divisão de Programação Visual já elaborou um projeto. Vamos detalhar os custos e encaminhar imediatamente a Superintendência de Administração e Finanças (SG-6) para estudos de viabilidade de execução. Este projeto prevê que os horários de circulação dos ônibus internos serão afixados nos pontos de ônibus, para reduzir o tempo de espera dos usuários. Outra medida prevista é a reforma completa dos pontos de ônibus, para a qual devemos buscar parceria com as instituições e empresas que estão localizadas na Ilha do Fundão. O CETEM e a Fundação BIORIO se comprometeram em conversas preliminares a construir pontos de ônibus próximos aos prédios onde se localizam e que também servirão para a nossa comunidade universitária

A Prefeitura e o Escritório Técnico da Universidade (ETU)

A Prefeitura Universitária fazendo o papel operacional e o ETU nas atividades de projetos e fiscalização fazem parte da formatação que o prof. Aloísio Teixeira pretende com essas duas estruturas administrativas, implementando assim o que está disposto no Regimento da UFRJ.

—–
Plantões Públicos da Prefeitura (PPP)

Conheçam os telefones e e-mails de acesso aos setores de vigilância; elétrica; reparos de telefonia e catálogo telefônico; entulho e coleta de lixo; transportes; recuperação de vias; poda, capina e jardinagem; reparos de refrigeração, marcenaria e serralheria; e outros serviços.

Plantão da Vigilância

Campus do Fundão:
Procedimentos: contactar a Divisão de Segurança – Núcleo Prefeitura Universitária, para atendimento de ocorrências no Campus do Fundão.
Diariamente 24h
Tel.: 2598-9327 ou 2598-9204
Celular: 834-5463 cód. 1258286
Fax: 2590-4940
E-mail: prefeitura@pu.ufrj.br

Campus da Praia Vermelha:
Procedimentos: contactar a Divisão de Segurança – Núcleo Praia Vermelha, para atendimento de ocorrências no Campus da Praia Vermelha.
Diariamente 24h
Tel: 2295-7399
Fax: 2542-6849
E-mail:prefeitura@pu.ufrj.br
Outros esclarecimentos: consultar na página principal do site da Prefeitura: Estrutura Administrativa – Divisão de Segurança.

Plantão de Elétrica

Campus do Fundão:
Procedimentos: Durante o horário de expediente normal, deve-se contactar a Divisão de Redes da Prefeitura, e nos dias de plantão, a Divisão de Segurança da Prefeitura, que acionará o plantão do dia para as devidas providências.
Horário de expediente normal: Tel: 2598-9321 e 2598-9203
Plantão: 2a à 6a feira: 19:00h às 7:00h – Tel: 2598-9203
Plantão: sábados, domingos e feriados: 24h – Tel: 2598-9303
Fax: 2590-4940
E-mail: prefeitura@pu.ufrj.br
Outros esclarecimentos: consultar na página principal do site da Prefeitura: Estrutura Administrativa – Divisão de Redes.

Campus da Praia Vermelha
Procedimentos: durante o horário de expediente normal deve-se contactar a Coordenação da Praia Vermelha e, nos dias de plantão, o Núcleo de Segurança da Praia Vermelha, que acionará o plantão do dia para as devidas providências.
Horário de Expediente normal: Tel: 2295-5449 e 2275-1160
Plantão: 2a à 6a feira: 10:00h às 22:00h – Tel: 2295-5449 e 2275-1160
Plantão: sábados, domingos e feriados: 7:00h às 19:00h – Tel: 2295-7399
Fax: 2542-6849
E-mail: prefeitura@pu.ufrj.br
Outros esclarecimentos: consultar na página principal do site da Prefeitura: Estrutura Administrativa – Coordenação da Praia Vermelha.

Reparos de Telefonia, Catálogo Telefônico
Procedimentos: contactar a Divisão de Telefonia da Prefeitura para atendimentos referentes a todas as Unidades da UFRJ.
Tel: 2598-9315 e 2598-9314
Fax: 2590-4940
Assistência Técnica: 2598-9316
E-mail:ditel@pu.ufrj.br

Entulho e Coleta de Lixo
Entulho
A Divisão de Manutenção da Prefeitura é responsável apenas pela remoção do entulho gerado por ocasião de obras nas vias dos Campi, sob a responsabilidade da mesma. A remoção do entulho gerado por obras internas das Unidades da UFRJ deve ser incluída no cronograma de obra da própria Unidade, com previsão de remoção para vazadouros externos ao Campus.
Tel: 2598-9322
Fax: 2590-4940
E-mail: prefeitura@pu.ufrj.br
Outros esclarecimentos: consultar na página principal do site da Prefeitura: Estrutura Administrativa – Divisão de Manutenção

Lixo
A Divisão de Manutenção da Prefeitura é responsável pela fiscalização da coleta de lixo tipo domiciliar de Unidades da UFRJ executados por terceiros, contratados através da Reitoria.
Tel: 2593-9322
Fax: 2590-4940
E-mail:prefeitura@pu.ufrj.br
Outros esclarecimentos: consultar na página principal do site da Prefeitura: Estrutura Administrativa – Divisão de Manutenção

Transportes
A Divisão de Operações atende aos Centros e Unidades da UFRJ localizados na Ilha do Fundão e Unidades isoladas através de documentos endereçados à Prefeitura Universitária.
Veículos disponíveis: caminhões
Tel: 2598-1996
Fax: 2590-4940
E-mail: prefeitura@pu.ufrj.br
Outros esclarecimentos: consultar na página principal do site da Prefeitura: Estrutura Administrativa – Divisão de Operações.

Recuperação de Vias
A Divisão de Manutenção da Prefeitura é responsável pela manutenção das vias externas dos Campi da UFRJ.
Tel: 2598-9322
Fax: 2590-4940
E-mail:prefeitura@pu.ufrj.br
Outros esclarecimentos: consultar na página principal do site da Prefeitura: Estrutura Administrativa – Divisão de Manutenção.

Poda, Capina e Jardinagem
Poda e Jardinagem
Procedimentos: para solicitação de serviço, encaminhar documento ao prefeito e entrar em contato com a Divisão de Paisagismo da Prefeitura para o agendamento dos serviços de poda e jardinagem nas vias dos Campi do Fundão e da Praia Vermelha.

Capina
Procedimentos: os serviços de capina internos das Unidades dos Campi da UFRJ são de responsabilidade das mesmas. Nas vias, a Divisão de Paisagismo da Prefeitura fiscaliza e executa serviço de roçada.
Tel: 2598-9323
Fax: 2590-4940
E-mail:prefeitura@pu.ufrj.br
Outros esclarecimentos: consultar na página principal do site da Prefeitura: Estrutura Administrativa – Divisão de Eletromecânica

Outros Serviços
Procedimentos: para maiores esclarecimentos e solicitações de projetos ou serviços não explicitados nesta relação, consultar na página principal do site da Prefeitura: Estrutura Administrativa.
Tel: 2598-9301
Fax: 2590-4940
E-mail:prefeitura@pu.ufrj.br