Categorias
Memória

BNDES libera 1 milhão e 600 mil reais para o IDT

hgffdf

O reitor da UFRJ, prof. Aloísio Teixeira, recebeu em 15 de junho informação do prof. Carlos Lessa, Presidente do BNDES, de que a diretoria do Banco aprovou a doação de 1 milhão e 600 mil reais para atividades de pesquisa em tuberculose do Instituto de Doenças do Tórax /IDT. Esta verba possibilitará a alocação do Programa Acadêmico de Tuberculose com todas as suas atividades de assistência hospitalar, de ensino e de pesquisa, no 6° andar do prédio do HUCFF, cumprindo parcialmente as metas anteriores, quando da transferência do IDT do Caju para o campus da UFRJ.
Serão construídas áreas administrativas do programa de Controle de TB Hospitalar (PCTH) e do Centro de Pesquisa em TB (CPT), que inclui Unidade de Pesquisa Clínica e Laboratórios de Genética, de Imunopatologia e Micobacteriologia de segurança biológica NB3, o primeiro no Rio de Janeiro.
Com o investimento em infraestrutura será possível manipular micobactérias patogênicas e mutantes desenvolvidos por técnicas de engenharia genética. Além disso, há possibilidade de realizar pesquisas avançadas, inclusive de novos alvos moleculares, que permitam a produção de medicamentos, vacinas e métodos diagnósticos que possam ser úteis no controle da tuberculose.