Falece o historiador Professor Afonso M.dos Santos

A UFRJ amanhece esta segunda- feira , dia 3 de maio, com uma perda irreparável nos quadros de docência do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais – IFCS. O professor Afonso Carlos Marques dos Santos – Titular da cadeira de Metodologia, com estudos nas áreas de Urbanismo, história da cidade do Rio de Janeiro e identidade nacional, faleceu, vítima de problemas na medula. Seu corpo está sendo velado no Salão Dourado do Forum de Ciências e Cultura – FCC-UFRJ, onde atuou como coordenador. Com apenas 54 anos, o prof. Afonso Marques foi responsável pela orientação de dezenas de alunos de mestrado e doutorado, fato que caracteriza uma década de formação de historiadores brasileiros. Em sua atuação profissional , ocupou o cargo de coordenador do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro e teve participação na Secretaria Municipal de Cultura. Profundo conhecedor de temas vinculados ao Século XIX, o titular do IFCS mantinha intensas relações com pesquisadores latino-americanos, especialmente argentinos. Logo após a Missa, às 9h, na Capela do Palácio Universitário, sede do Forum (Av. Pasteur 250 – Urca), ocorrerá o enterro no Cemitério Jardim da Saudade em Sulacap.