Segurança da UFRJ debatida em reunião aberta no CT

hghuih

Ultimamente um dos temas mais discutidos na UFRJ, que tem gerado muitas reclamações é a falta de segurança em todo o campus. O decano do Centro de Tecnologia, Claudio Luiz Baraúna Vieira , professores e a vice-reitora, Sylvia Vargas, se reuniram no dia 11, em reunião aberta do Conselho do Centro, para debater novas propostas e colher sugestões.
Segundo a vice-reitora, a Reitoria criou uma comissão para traçar um plano de segurança, que foi baseado em documentos de gestões dos ex- reitores, Carlos Lessa e Sérgio Fracalanza. Esses documentos são relatórios da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, de outras Universidades Federais e de membros da própria comissão.
Os itens do plano são:
· Ações preventivas de vigilância:
– Monitoramento do campus em pontos estratégicos através de câmeras e construção de salas de vídeo;
– Comunicação entre rádios ( com freqüência adequada );
– Ronda no campus por veículos da UFRJ durante 24 horas. ( de preferência com carros de até 4 anos de uso ) e fiscalização das atividades dos vigilantes tercerizados;
– Controle dos estacionamentos além do reforço dos pontos de entrada e saída;
– Estudo para um possível fechamento temporário ou definitivo do campus (o que implica em uma pequena obra de pavimentação do CCMN);
– Construção de guaritas em alguns pontos;
· Identificação dos usuários do campus e dos carros;
· Iluminação ( Projeto Procel );
· Reorganização do fluxo de trânsito:
– Placas de localização e outras com os horários e linhas dos ônibus;
– Aumento da circulação dos ônibus que passam pela UFRJ e vão para outros lugares, ampliação da frota dos que circulam internamente, revendo a localização dos pontos;
· Criação do um hábito de denúncia dos delitos ocorridos, que devem ser comunicados à Reitoria e à polícia. ( As estatísticas da polícia são falhas, devido a falta de registros );
· Contatos externos, entre eles o Corpo de Bombeiros, Cetem, e demais órgãos instalados no campus, que forneceriam recursos e parcerias;
· Criação de atividades que movimentem o campus durante finais de semana e feriados.
Para a realização desses projetos é necessário um prazo maior e mais recursos financeiros. Mas para tentar solucionar problemas com caráter mais emergencial, foi aprovada a criação de uma Comissão Executiva, da qual participam a Prefeitura Universitária e representantes das Pró – Reitorias de Planejamento e Desenvolvimento, a de Pessoal, e da Superintendência de Serviços Gerais. Juntos estão organizando um Conselho Comunitário de Segurança.Também serão adquiridos seis carros aparelhados, walktalks de 20Hz e uniformes para os vigilantes. A iluminação do campus vai ser feita com holofotes, além da troca de lâmpadas queimadas.
Entre as principais propostas do CT veinculadas na reunião, é o aumento da vigilância e iluminação do estacionamento,instalações de cancelas e portarias para pedestres controladas por câmeras ligadas à central de monitoramento da COPPE, além do cercamento de uma área do CT com fundações fortes.