EBA participa de Concurso de Escultura

sdkvb

A Escola de Belas Artes da UFRJ participa do Concurso de Escultura pela Erradicação da Pólio no Mundo, promovido pelo Rotary Club do Rio de Janeiro e com o apoio da revista Brasil Rotário. O concurso visa ressaltar a importância do programa 3H (Health, Hunger and Humanity), criado pelo presidente do Rotary Internacional. O programa objetiva livrar o mundo da poliomielite até o ano de 2005. Em 1984 foi testada a viabilidade do sucesso da ação do Rotary nas Filipinas, onde a mortalidade causada pela paralisia infantil era das mais altas no mundo e o resultado foi bastante positivo.
O Concurso de Escultura vai selecionar e premiar artistas residentes no Brasil, através de suas obras tridimensionais. Estas obras, deverão, na concepção do escultor, ressaltar a importância da erradicação da pólio no mundo. A obra premiada deverá ocupar um lugar próprio no centro da cidade do Rio de Janeiro, como parte integrante da urbanização do local.
O artista que obtiver o primeiro lugar se comprometerá a executar o monumento em tamanho natural, obedecendo a escala e às especificações sugeridas no prazo indicado no cronograma. Serão conferidos três prêmios no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais), para o primeiro colocado, R$ 10.000,00 (dez mil reais), para o segundo e R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para o terceiro.
O concurso é aberto a todos os artistas que inscreverem trabalhos de sua autoria e propriedade, inéditos e não anteriores a 2000. As inscrições estarão abertas até 15 de maio. Por se tratar de concurso de obra tridimensional de grande porte, os artistas deverão apresentar: protótipo em escala reduzida de 1/10, especificação do material a ser utilizado, quantitativo do material a ser empregado, orçamento e fotos, fotomontagem, croquis ou protótipo virtual para melhor entendimento da proposta. A obra tridimensional deverá ser criada de acordo com especificações, divulgadas no edital, como, por exemplo, não ultrapassar dois metros e meio de altura e ter base com área máxima de 2x2m. As propostas inscritas deverão ser acompanhadas de um breve currículo do artista.
Esclarecimentos adicionais no site da EBA http://www.eba.ufrj.br, no e-mail daic@eba.ufrj.br ou nos locais de inscrição. A ficha de inscrição poderá ser encontrada na Escola de Belas Artes e as propostas deverão ser entregues pessoalmente ou pelo correio (postagem até 15/05/2004) no endereço:
Escola de Belas Artes/UFRJ
Direção Adjunta de Intercâmbio Cultural
Av. Ipê, 500 – Prédio da Reitoria – sala 718 / Ilha do Fundão/Rio de Janeiro/CEP 21941-901

inscrições: 01/12/2003 a 15/05/2004
seleção: 15/07/2004