“Alquimistas” projeta carro para Mini Baja

O Mini Baja é um projeto extra-curricular, que consiste na produção de um carro, com participação em todos os projetos de confecção, simulando as atividades de uma empresa. A UFRJ é representada neste projeto pela Equipe Alquimistas, composta por mais de 20 alunos da Instituição e com a supervisão do professor José Stockler da Escola Politécnica.

agencia1158T.jpgO Mini Baja é um projeto extra-curricular, aberto a todas as Faculdades de Engenharia Mecânica e Engenharia Automobilística no Brasil. Consiste na produção de um carro, com participação em todos os projetos de confecção, simulando as atividades de uma empresa, desde o projeto preliminar até os testes e termina com uma corrida, quando os carros são postos à prova.
Cada universidade pode concorrer com mais de uma equipe. A UFRJ é representada neste projeto pela Equipe Alquimistas, composta por mais de 20 alunos da Instituição e com a supervisão do professor José Stockler da Escola Politécnica.
A competição Mini Baja tem dez anos de existência, e a UFRJ participa pela segunda vez. A primeira equipe de 2003 contava com apenas 10 alunos.
A Equipe Alquimistas começou a ser formada pelo aluno Rafael Sueth, do oitavo período de engenharia mecânica, que se tornou o capitão. “A função do capitão é centralizar as idéias e distribuir as tarefas. Meu papel é incentivar a equipe sem ser autoritário, além de distribuir as tarefas e controlar o andamento do projeto, da fabricação do carro. Mas não faço isso sozinho, os membros da equipe trabalham tanto quanto eu, ou até mais”, afirma Rafael.
A Alquimistas também conta com alunos da engenharia civil e desenho industrial, responsáveis pelo acabamento, sendo a única equipe com um estudante desta área.
Eduardo Oazen, outro integrante da equipe, aluno do sétimo período de engenharia mecânica, conta sua experiência neste Projeto: “Já era estagiário deste laboratório quando percebi que este projeto seria uma oportunidade incrível de aprendizagem. Eu aprendi a fazer o projeto preliminar de um carro, imaginar o que ele vai ser e como ele vai ser, projetar o carro propriamente dito, fabricá-lo e testá-lo. E isso abrange toda a engenharia mecânica, porque todas as matérias que aprendi na faculdade, consigo colocar na prática. É uma forma boa do aluno se preparar pro mercado de trabalho.”

Carro pronto. Hora da competição.
O Mini Baja realiza três corridas por ano. Neste ano, Piracicaba já sediou uma das corridas, em junho haverá uma em Resende e, mais para o fim do ano outra em São Carlos.
A competição é dividida em várias provas:
As primeiras são as estáticas, feitas com o carro parado. Inclui: beleza, no caso o design do carro; a segurança e originalidade. Depois vêm as provas dinâmicas, quando o carro começa a trabalhar, estas são quatro: aceleração e frenagem; tração; prova de rampa com inclinação de 30o e a prova do slalon para ver a habilidade do piloto em manobras na pista.
No último dia de competição, ocorre o enduro, a prova que vale mais pontos.
80 equipes concorreram em Piracicaba e a Equipe da UFRJ ficou em 55o lugar. “No ano passado, ficamos em 59o, nosso carro realmente não era dos melhores, não tínhamos muita experiência. Este ano ficamos em 55o, pode não parecer uma grande evolução, mas o número não traduz o que realmente aconteceu. Trabalhamos um ano no projeto deste carro, só que não houve tempo suficiente para testes, mas a evolução tecnológica do carro antigo para o carro novo foi espetacular”, explica Eduardo Oazen.
Entre as mudanças notadas no modelo dos carros estão o design que, além de mais bonito, dá mais rigidez à estrutura; a direção com um trabalho pioneiro, a Alquimistas é uma das primeiras a ter uma simulação computacional da direção; além de um trabalho computacional também da suspensão e da estrutura do carro. Alguns trabalhos desenvolvidos no carro receberam reconhecimento e foram enviados para um congresso da SAE (Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade), entidade antiga e tradicional no ramo da Engenharia.
Quanto às expectativas para a próxima corrida, a equipe garante que conseguirá melhor classificação. Pois neste período estão realizando pequenas correções no carro, resolvendo problemas observados na última corrida, como na suspensão e transmissão.
O Projeto da Equipe Alquimistas, desenvolvido no Laboratório de Tecnologia Mecânica da UFRJ (o LTM), conta com o apoio do Departamento de Engenharia Mecânica e da Decania do CT e com o patrocínio da El Paso, Unimed, Escola Politécnica, MaqueSonda e NSK

Conheça a Equipe Alquimistas – UFRJ

Professor Orientador
José Stockler Canabrava Filho

Integrantes
André Franco Vieira Alves Beserra; Aron Pereira da Costa Campos; Bruno Baptista Raj; Bruno Gomes Romanelli; Conrado de Mello Calvet; Daniel Mendes Franco; Eduardo Valente Oazen; Eduardo Vilela Santoni; Igor Calaccio Lage; Leandro Diniz Brandão Rocha; Leonardo Rodrigues Gonçalves; Luiz Alberto Rademaker Novo; Matheus Barbosa Keuper; Pedro Monteiro de Freitas; Rafael Francisco Sueth Mota; Rafael Machado Guigon de Araújo; Ricardo Pires Mendes Peixoto; Thiago Abreu Pereira Peixoto; Vicente Aguilar Nepomuceno de Oliveira; Vinícius Young Moura.