Justa Homenagem

hdgh

Centenas de funcionários,professores e diretores de unidades estiveram no dia 02 de abril no Campo de Futebol do CCS para a entrega de troféus e medalhas do I Campeonato de Futebol de Veteranos do CCS J. Gonçalves. O torneio foi uma homenagem a Jota Gonçalves, antigo Barbeiro ou Tricotomista, como gostava de ser chamado no CCS, falecido em 1995. Morador da Vila Residencial da UFRJ (antiga Divineia), era o técnico do time de futebol do CCS e por gostar de fazer comida tornou-se o churrasqueiro oficial das tradicionais chopeladas (recepção oficial dos calouros da Faculdade de Medicina).
O torneio teve a participação de diversas unidades da UFRJ (Manutenção do CCS, Museu Nacional, Centro de Letras e Artes, Instituto de Ciências Biomédicas, Instituto de Biologia, Escola de Educação Física, Administração do CCS, Reitoria, COPPE, IDT, Faculdade de Odontologia, Instituto de Biofísica e Vigilância Universitária), tendo a participação de aproximadamente 250 jogadores. A comissão organizadora foi formada pelos funcionários Carlos Nogueira (CSS), Ricardo Jesus (EEFD).
Nesta festa foi entregue trofeus para : primeiro colocado (Centro de Letras e Artes), segundo colocado (Faculdade de Odontologia) e terceiro colocado (Manutenção do CCS). Também foram premiados : artilheiro do campeonato (Garça do CLA) e o jogador mais experientes do campeonato (Moarci Oliveira, do Instituto de Biologia).
Presentes ao evento: Roberto Gambine- Superintendente da PR-4, João Ferreira Filho- Decano do CCS, Almir Valadares- Diretor da Faculdade de Medicina, Elson Cameniveski- Faculdade de Odontologia.

Quem foi J. Gonçalves ?

Jorge Gonçalves, mais conhecidos como Jota, ingressou na antiga Faculdade Nacional de Medicina em 1949. Morador da Vila Residencial da UFRJ,gostava de ser chamado de Tricotomista, pois barbeiro era o bichinho estudado na Parasitologia. Jota participou da inauguração do CCS e com o seu jeito alegre e brincalhão, angariou muitas amizades. Orgulhava-se em dizer que havia cortado o cabelo de professores ilustres da UFRJ : Prof. Carlos Chagas Filho,Prof.Arnaldo Santiago, Prof. Bruno Alípio Lobo, Prof. Lauro Solero e o Reitor Pedro Calmon, dentre muitos outros. Dizia ainda que procurava dar conselhos e orientar quem necessitasse, transformando seu salão em um consultório sentimental.
Golçalves deixa-nos saudades, pois quase todos gostavam de irritá-lo, inventando bricadeiras que o deixava nervoso, porém isso logo passava e ela esquecia. Freqüentador assíduo do bar do Tilson (Vila Residencial), Jota faleceu no dia 06/02/1995 no HUCFF, vítima de câncer de laringe.