Oficina de Tuberculose para a graduação

A Rede Brasileira de Tuberculose (Rede TB) em parceria com professores da UFRJ convidam os estudantes de graduação para participar da I Oficina “ TB e o ensino de graduação “. A Comissão Organizadora do encontro – formada pelos professores Anete Trajman (Gama Filho), Eliana Claudia (NUTES/UFRJ), Fernanda Queiroz de Mello (UFRJ), Antônio Ruffino Netto (USP), Afrânio Kritski e José Roberto Lapa e Silva (ambos da UFRJ) – ressalta a importância do encontro, no sentido de potencializar a ação para o controle da tuberculose no país, ajudando na formação de profissinais da saúde e na produção de conhecimento para enfrentar os complexos desafios que a tarefa impõe. A Rede TB espera contribuir para o processo de construção de alternativas de trabalho entre serviços e instituições formadoras, que concretizem, por meio de projetos e iniciativas comuns a ação efetiva dos polos.
A Oficina se realiza nos dias 2 e 3 de abril, no Hotel Miramar, em Copacabana (Rua Toneleros, 338). Confira a abaixo a programação.

OFICINA DE TRABALHO: TB E O ENSINO DE GRADUAÇÂO

Dia 02 de abril de 2004

8 15 às 8:45h- Abertura.
Prof Jose Roberto Lapa e Silva – Prof Titular de Pneumologia da UFRJ e Coordenador da Área de Recursos Humanos da REDE-TB – Prof Almir Fraga Valadares – Diretor da Faculdade de Medicina da UFRJ
Prof João Ferreira – Decano do Centro de Ciencias da Saude da UFRJ
Prof Marco Antonio Franca – Pro-reitor de Extensao da UFRJ
Prof Célio Silva – Prof Titular da Fac Medicina de Ribeirão Preto – Coordenador Geral da REDE-TB

8:45h às 10:15 – Mesa Redonda: Formação de recursos humanos na graduação em TB:

A)A visão do Programa Nacional de TB do Ministério da Saúde. Dr. Joseney Pires de Almeida (30min)

B)a visão da REDE-TB. Prof Antonio Ruffino Netto. (30min)

C) O ensino em TB na graduação em medicina, Na America Latina: . Dr. Rodolfo Rodrigues (30min) da OPAS

10:15h – 10:30h: Cafe

10:30 ás 11:10min: Ensino de Graduação em TB e sua inserção nos Pólos de Educação Permanente. Profa Laura Feuerwerker / Ministério da Saúde. (40min)
11:20h – 12:15min – Discussão

12:15h – 13:30h – Almoço

13:30 às 13:45h – Introdução do marco teórico e estratégia a ser seguida na tarde Profa Eliana Claudia – NUTES/UFRJ

13:45h – 14:45h Apresentação de modelos de formação e experiências no ensino da TB
Escola 1- Profa Jose Roberto Lapa e Silva (15 min)
Escola 2- Profa Luana Carandini, Botucatu (15 min)
Escola3- Prof Amauri Lelis Dal Fabri , Ribeirão Preto (15 min)
Escola 4- Profa Anete Trajman – Universidade Gama Filho, experiência da Liga Brasileira Contra a TB (15 min)

14:45h às 15:10h- Síntese provisória: Os desafios para o controle da TB e a formação na saúde: sinergismo ou antagonismo? Profa Eliana Claudia

15:10h às 15:30h – Café

15:30 às 17:00- Discussão em grande grupo: como o que queremos assegurar na formação se expressa no ensino da TB?

17:00 às 17:45min- Síntese

Dia 03 de abril de 2004

8:30h às 9:30h – Trabalho em pequenos grupos: obstáculos para superar e estratégias de ação

9:30h às 10:10h -Apresentação dos relatórios, sistematização e análise das propostas dos grupos

10:10h às 10:30h- Café

10:30h às 12:00- Discussão em grande grupo: O que pode ser feito com parceria dos atores? Conclusões.

12:30h – Encerramento. – Prof Jose Roberto Lapa e Silva