Curso Supletivo para Servidores da UFRJ

No último dia 29, o Pro-reitor de Extensão, professor Marco Antônio França Faria, representou o Reitor Aloísio Teixeira na Aula Inaugural para os alunos do Curso Supletivo, direcionado aos funcionários e seus dependentes diretos, interessados na alfabetização e nos ensinos Médio e Superior.

agencia1096T.jpgNo último dia 29, o Pro-reitor de Extensão, professor Marco Antônio França Faria, representou o Reitor Aloísio Teixeira na Aula Inaugural para os alunos do Curso Supletivo, direcionado aos funcionários e seus dependentes diretos, interessados na alfabetização e nos ensinos Fundamental e Médio. Os servidores inscritos no curso foram orientados a cobrar de seus diretores a liberação do expediente para freqüentar as aulas, que começam dia 30 de março, no horário combinado.
– O professor Aloísio pediu para que eu desse boas-vindas a vocês, nesse projeto da PR4. Espero que vocês mantenham a vontade de seguir com seus estudos e de se qualificar pessoalmente. A educação é um processo de qualificação e nosso objetivo é tornar o conhecimento de vocês o melhor possível, apesar da batalha do dia a dia e do cansaço – disse o professor Marco Antônio França Faria.
A equipe da Seção de Capacitação e a PR4, responsáveis pela organização do curso, inscreveu 87 alunos no ensino de segundo grau e 67 alunos no primeiro grau. As aulas serão ministradas na biblioteca do CCS, por 16 instrutores, após o expediente dos funcionários. A Decania do CCS fornecerá infraestrutura para que os alunos do curso possam prosseguir com os estudos e, segundo o decano do CCS, professor João Ferreira, haverá mais iluminação, segurança e, a praça de alimentação ficará aberta por mais tempo.
– A Decania do CCS preparou a biblioteca para que as aulas pudessem ser ministradas. Ela nos ajudou muito para que esse curso fosse realizado – disse Terezinha, responsável pela Seção de Capacitação.
A importância de um curso supletivo foi destacada pelos componentes da mesa, Pro-reitor de Pessoal, Luiz Afonso Henriques Mariz, Decano do CCS, João Ferreira, Superintendente de Pessoal, Roberto Gambini, Helio de Matos, Superintendente do CCS e, Terezinha, responsável pela Seção de Capacitação, por ser a ponte entre a Universidade e a sociedade. Segundo o professor Luiz Afonso, o desafio da UFRJ é que no prazo de quatro anos não haja mais nenhum servidor sem ter concluído o Ensino Médio.
– Quando nos educamos, rompemos as amarras da opressão e da dominação. Ao realizarmos isso na UFRJ estamos construindo a cidadania. Nós teremos cidadãos e servidores que terão outra vida profissional e ajudarão a mudar nossa Universidade, pois não mudaremos o país se não tivermos educação – disse o professor Roberto Gambini.