Intervenção na Faculdade de Direito

ABC

A Universidade Federal do Rio de Janeiro, por decisão de seu Conselho Universitário e ação da Reitoria, promoveu, na última sexta-feira,dia 26, uma intervenção na Faculdade de Direito. O reitor Aloísio Teixeira, anunciou o afastamento do diretor, Armênio Albino da Cruz Filho por 60 dias e nomeou, para exercer o cargo durante este período, o decano do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, professor Alcino Ferreira Câmara Neto. Ao ler o boletim extraordinário no gabinete da diretoria da Faculdade, o reitor elogiou o movimento dos estudantes e afirmou que “esta foi apenas a primeira batalha”.
No mesmo dia, o reitor anunciou também os nomes que comporão a comissão formada para apurar as denúncias de má administração apresentadas pelos estudantes. São eles: Prof° José Roberto Lapa e Silva, Prof° Aquilino Senra Martinez, e o Prof° Adjunto Milton Roedal Salles.
“A intervenção mostrou que, quando os interesses dos alunos, professores e funcionários são expressados de forma pacifica e democrática, o vencedor é sempre a UFRJ”, afirmou Aloísio Teixeira.
Com a garantia do afastamento temporário do atual diretor da Faculdade de Direito, os alunos – que estavam acampados desde quarta-feira no gabinete do diretor – liberaram o local. Em seguida, as autoridades da Reitoria lacraram as salas ocupadas para que não houvesse nenhum tipo de violação aos documentos ali existentes.