Categorias
Memória

Projeto para a Ponte Rio-Niterói na COPPE

As pessoas que passam pela Ponte Rio-Niterói não precisam mais se preocupar se ela vai ou não ser interditada em conseqüência de más condições de tempo.

As pessoas que passam pela Ponte Rio-Niterói não precisam mais se preocupar se ela vai ou não ser interditada em conseqüência de más condições de tempo. O professor Ronaldo Battista, pesquisador do Programa de Engenharia Civil da COPPE, desenvolveu e patenteou o projeto “Atenuadores Dinâmicos Sincronizados” (ADS). Com a implantação dos ADS, as oscilações provocadas pelo vento que ocorrem no vão central da ponte terão uma redução de mais de 80%, dando mais segurança e tranqüilidade aos motoristas.
Os ventos de velocidade relativamente baixa, em torno de 55 km/h, têm freqüentemente provocado oscilções na ponte, induzidas pelas formações de vórtices (turbilhões), no escoamento do ar que passa pela estrutura. Sempre que isso ocorre, a ponte é fechada ao tráfego de veículos, sendo que, devido às dificuldades operacionais, em alguns desses eventos a interdição é feita tarde demais. Os usuários geralmente entram em pânico quando enfrentam estas oscilações com grandes amplitudes de deslocamento vertical.
Para apresentar o projeto, haverá um seminário nesta sexta-feira, dia 12, às 13h, no auditório da COPPE, prédio do Centro de Tecnologia, Bloco G, sala 122. Mais informações na seção Agenda do Planeta COPPE.