Resultado do Vestibular

A UFRJ traz o resultado geral do vestibular. Dados e novidades desse concurso, mudanças para o próximo e depoimento de calouro são apresentados nessa matéria. Confira na íntegra a reportagem.

agencia996T.jpgSexta-feira, 6 de fevereiro, meio-dia. A Comissão do Vestibular libera a lista dos aprovados do vestibular de 2004. Mais de 20.000 acessos à página principal que disponibilizou em primeira mão o resultado do concurso. Depois de muita angústia e tensão, os mais de 6.000 calouros puderam confirmar o ingresso a uma das maiores universidades federais do país.
“A emoção de passar para uma universidade como a UFRJ é ímpar!”. Assim resume o calouro Victor Hugo Souza que passou para engenharia. Estudante de escola privada durante o ensino médio, ele espera receber da universidade uma sólida formação, apesar de conhecer os problemas que afligem as universidades públicas em geral.”Sendo a instituição reconhecida no cenário acadêmico, esses problemas são minimizados”, completa o aluno.
Foram 53.206 candidatos que disputaram as 6.353 vagas dos 148 cursos de graduação oferecidos pela instituição. E nesse ano, a UFRJ inaugurou os novos cursos de engenharia que são de petróleo, de computação e informação, de controle e automação e ambiental, de alimentos e de bioprocessos. Para a grande surpresa, o novo curso de engenharia de petróleo ficou em segundo lugar na lista dos mais disputados no vestibular, perdendo apenas para o curso de medicina.
Outra novidade desse ano foi a implantação da vista de prova no processo de seleção. Por recomendação do MEC, a vista possibilitou ao candidato conferir o conteúdo de sua prova, antes do pedido de revisão.
Apesar das notas terem ocasionado uma certa polêmica entre os candidatos devido ao grande número de zeros em física e química, a coordenadora geral do vestibular, professora Déia Maria, afirmou que foi um sucesso o vestibular desse ano. “Ocorreu tudo na maior normalidade, nossa missão está comprida”, afirma a coordenadora.
Para o próximo vestibular, a UFRJ deve realizar algumas mudanças, visando democratizar as formas de acesso. A proposta da reitoria de reservar 20% das vagas para alunos de escolas públicas deverá ser aprovada até o meio do ano, após ser apreciada pelas congregações das unidades, conselhos dos centros e órgãos colegiados superiores da universidade, como Conselho Universitário.
Dentro dessa proposta, o sistema de destinação de vagas a estudantes da rede pública será aplicado ao conjunto dos cursos, excetuando aqueles em que o número de classificados oriundos de escola pública já tenha ultrapassado 50% do total de vagas.