MST NA UFRJ

A UFRJ, através da Pró-reitoria de Extensão, a Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas realizam, em parceria com a Escola Nacional Florestan Fernandes, o curso de extensão em Teorias Sociais. A aula inaugural acontece , dia 2 de fevereiro, às 18h, no Auditório do CCS – Quinhentão, na Ilha do Fundão.

agencia981T.jpgA Universidade Federal do Rio de Janeiro, através da Pró-reitoria de Extensão, a Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas realizam, em parceria com a Escola Nacional Florestan Fernandes, o curso de extensão em Teorias Sociais. A aula inaugural acontece , dia 2 de fevereiro, às 18h, no Auditório do CCS – Quinhentão, na Ilha do Fundão. Na ocasião, o filósofo e professor, Leandro Konder abordará “Os movimentos sociais e o marxismo no século XXI”. Participam ainda o reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira, o Decano do CCS, João Ferreira e o diretor Nacional do MST, João Pedro Stedile, entre outros.
O objetivo principal do curso é ampliar conhecimentos a partir de temas como: Razão e conhecimento científico; História e as questões da terra e do trabalho; Estado, Poder e Política; Ética e compromisso histórico, entre outros. A perspectiva é de que se atenda uma demanda de 120 formadores e dirigentes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e de outros movimentos sociais, tais como: Comissão Pastoral da Terra; Federação dos Metalúgicos e Movimento dos Pequenos Agricultores.
Além de cumprir uma demanda efetiva dos Movimentos Sociais no sentido de qualificar a luta social, permitindo uma relação orgânica entre a elaboração teórica e a prática política, este Curso tem profundo interesse de possibilitar o intercâmbio entre Universidade e Movimentos Sociais, atingindo educadores, dirigentes, estudantes, professores e a comunidade acadêmica de modo a intervir diretamente no processo de democratização da sociedade brasileira.
O curso, que tem uma duração de dois anos e meio com carga horária de 1020 horas, é organizado em seis etapas que correspondem aos períodos alternados de férias da Universidade e é composto em módulos, coordenados por professores (inclusive de outras universidades públicas do Rio de Janeiro) e pela Coordenação Pedagógica do Curso (composta pela coordenação de professores da UFRJ e de integrantes do setor de Formação Nacional do MST).
Atualmente, o MST, seguindo sua política de formação permanente para seus educadores e dirigentes, vem realizando parcerias com mais de 50 universidades, em especial para a realização de Cursos de Extensão, Graduação e Pós-graduação.

Mais informações com a professora Selene Maia, assessora da Pró-reitoria de Extensão, telefone 2598-9645.