Experiência Frutífera

No ínicio de 2004

No início de 2004, a experiência de despertar a vocação científica em jovens de baixa renda empreendida por pesquisadores do Departamento de Bioquímica Médica, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, estará sendo exportada para mais quatro universidades brasileiras, entre as quais, as universidades Federais de Pernambuco, do Pará, de Santa Catarina e do Rio Grande do Norte.

O projeto do Curso de Férias para alunos de baixa renda foi criado, em 1988, pelo Professor Leopoldo De Meis, do Departamento de Bioquímica Médica, da UFRJ, e já possibilitou a realização de 56 cursos que foram freqüentados por 930 professores do ensino fundamental e médio e mais de 2.600 alunos do ensino médio oriundos de 529 escolas. Devido ao seu sucesso, o programa recebeu reconhecimento da Fundação Vitae e recursos para ser desenvolvido em mais oito universidades brasileiras. Quatro programas já foram implantados e, agora, os novos quatro grupos estarão iniciando suas atividades.

Descoberta de vocações

Wagner Seixas da Silva veio de uma comunidade de baixa renda e estudava na Escola Federal de Química do Rio de Janeiro, quando foi selecionado para participar do Curso de Férias do Departamento de Bioquímica Médica, da UFRJ. No curso, ficou imerso durante 15 dias. Entre experimentos e discussões com professores do Departamento, buscava respostas que solucionassem questões sobre um tema em ciência abordado naquele período. A capacidade criativa e os resultados de Wagner foram tão bons que ele foi um dos alunos escolhidos para acompanhar as pesquisas de um cientista do Departamento durante um ano. Maravilhado pelas descobertas, Wagner seguiu carreira. Fez vestibular na área, Mestrado e Doutorado no Departamento de Bioquímica Médica da UFRJ e acaba de retornar de um doutorado/sanduíche ( onde o aluno desenvolve parte da pesquisa em outro país) no México. Wagner foi ainda aceito para um Pós-Doutorado na Universidade de Harvard com início previsto em setembro de 2004.

Fruto da experiência que deu certo, hoje Wagner orienta Reinaldo Sousa dos Santos que espelha em sua história de vida semelhanças à trajetória de Wagner. Reinaldo também veio de uma comunidade carente carioca. Participou do Curso de Férias da UFRJ, ficou deslumbrado pela pesquisa científica, fez quatro vestibulares para universidades públicas, tendo passado em três deles e hoje cursa a Faculdade de Farmácia da UFRJ e desenvolve pesquisa sobre as influências provocadas pelo cálcio externo no crescimento do milho.

Temperatura e vida na Terra

Nas duas últimas semanas de janeiro, o Curso de Férias do Departamento de Bioquímica Médica, da UFRJ, receberá os professores e alunos selecionados para o aprendizado que este ano tem como tema “Quanto mais quente melhor? A Temperatura e a vida na Terra”. Inicialmente, os professores ficarão imersos entre os dias 19 e 30/01 e, na última semana, os alunos iniciarão seus experimentos.