Descoberto dinossauro por pesquisadores da UFRJ

Aconteceu hoje, dia 15, do Auditório Othon Leonardos (Departamento de Geologia – CCMN), uma coletiva com os pesquisadores que realizaram a descoberta de uma nova espécie de dinossauro. Os professores Ismar de Souza e Leonardo Avilla apresentaram aos jornalistas e estudantes o estudo realizado durante 13 anos na cidade de Itapecuru – Mirim, localizada a 120 quilômetros de São Luís, Maranhão.

agencia959T.JPGAconteceu hoje, dia 15, do Auditório Othon Leonardos (Departamento de Geologia – IGeo/CCMN), uma coletiva com os pesquisadores que realizaram a descoberta de uma nova espécie de dinossauro. Os professores Ismar de Souza Carvalho e Leonardo Avilla apresentaram aos jornalistas e estudantes o estudo realizado durante 13 anos na cidade de Itapecuru – Mirim, localizada a 120 quilômetros de São Luís, Maranhão.Tal estudo envolve ainda uma parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMa), através do professor Manuel Alfredo Medeiros.
Trata-se de um dinossauro saurópode que viveu na Amazônia há cerca de 110 milhões de anos que recebeu o nome de Amazonsaurus maranhensis. Esta espécie pode fazer parte de um novo sub-grupo dos diplodocoidea, família de lagartos caracterizada por ter os segmentos da coluna vertebral com grandes protuberâncias, o mesmo caso do descoberto.
Para um dinossauro que media cerca de 10 metros de comprimento, segundo o professor Ismar de Souza, ele era bem leve, pesando apenas 10 toneladas.
O espécime tinha ossos de algumas partes bem conservados, o que possibilitou a reconstituição física do animal.
Participaram da coletiva, também, Cândido Simões, professor emérito e primeiro líder da equipe há 40 anos, e a professora Josilda de Moura, diretora do Instituto de Geociências.