Vendaval causa prejuízos à UFRJ

O vendaval que atingiu o Rio de Janeiro na semana passada causou muitos estragos na Ilha do Fundão. Além de árvores que tombaram com os ventos de 70 Km/h (cálculos da Defesa Civil), também houve prejuízos em diversos prédios da Universidade. Veja o que aconteceu.

agencia901T.jpgO vendaval que atingiu o Rio de Janeiro na semana passada causou muitos estragos na Ilha do Fundão. Além de árvores que tombaram com os ventos de 70 Km/h (cálculos da Defesa Civil), também houve prejuízos em diversos prédios da Universidade.

O assistente da prefeitura da UFRJ, Ivan Carmo, apresentou à nossa reportagem um panorama dos locais mais afetados com a ventania: na Reitoria mais de 100 telhas foram quebradas, o pára-raios foi danificado e alguns computadores foram perdidos com a água que vazou para o oitavo andar do prédio. O telhado e o madeiramento do Instituto de Química, no Centro de Tecnologia (CT), também foram afetados.

As maiores perdas foram no Instituto de Matemática. A ventania quebrou um galho, que atingiu as telhas do Instituto, e essas telhas arrebentaram um cano. Começou a vazar água na biblioteca e livros raros, periódicos e teses importantes ficaram encharcados. A equipe dos bibliotecários agiu rapidamente aplicando uma espécie de desumidificador no acervo.

Na Faculdade de Letras muitas árvores foram derrubadas e o concreto que fica em frente ao Banco do Brasil levantou.

Outro local bastante afetado foi o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC). Lá, o revestimento do teto desprendeu. O núcleo funcionava no quinto andar da parte incompleta do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Segundo a administradora do edifício, Cléa Rodrigues, houve inundação em várias salas, inclusive no gabinete do diretor, e dois computadores foram estragados pela água. O núcleo tem pesquisas importantes em várias áreas da saúde, como epidemologia, e desenvolve projetos sociais com moradores da Maré. Todas as atividades estão paradas. Os funcionários acabaram de puxar a água das chuvas apenas na manhã desta terça-feira, uma semana depois do vendaval. Não há condições de o NESC funcionar no hospital e será transferido no dia 8 de dezembro para a sede da Prefeitura Universitária, dividindo espaço com o Escritório Técnico da Universidade (ETU). Parte da equipe da prefeitura será deslocada para o prédio da Reitoria.

Nas áreas externas do campus do Fundão, árvores caíram sobre carros, mas nenhuma pessoa ficou ferida.

O telhado do Palácio Universitário, prédio do século XIX e tombado pelo patrimônio histórico, na Praia Vermelha, também foi quebrado.

Os prejuízos totais ainda estão sendo calculados e a superintendente da pró-reitoria de Planejamento de Desenvolvimento da UFRJ, Fátima Fernandes, informou que a universidade vai deslocar recursos do orçamento para realizar reformas emergenciais.

Veja os danos causados pela chuva conferindo as fotos aqui