Homenagem ao Servidor Público

agencia857T.JPGNa última semana, entre os dias 5 e 7 de novembro, a Pró-Reitoria de Pessoal promoveu a Semana do Servidor Público que reuniu funcionários de diversas áreas da UFRJ. Segundo Roberto Gambine, superintendente do SR-4, a importância dessa data traz a necessidade de não só celebrar o dia do servidor público, mas também abrir um espaço para debate e reflexão sobre assuntos importantes como a perspectiva de carreira dos funcionários.
E foi esse o tema do primeiro dia de evento que uniu o coordenador de Programas de Recursos Humanos – MPOG, sr. Vladimir Nepomuceno, GT Carreira- FASUBRA, sr. Luiz Osório e o Pró-Reitor de Pessoal, prof. Luiz Afonso.
Já no dia seguinte, o encontro foi no Auditório Alice Rosa, no HU, onde os funcionários da área da saúde participaram do debate que discutiu “as políticas públicas da saúde e afirmação da cidadania”. O prof. Amâncio Paulino de Carvalho, diretor do HUCFF, falou sobre as novidades na legislação como a diminuição da carga horária para os funcionários do hospital. Além dele, também compareceram a enfermeira Vânia Glória, diretora da DVST, o prof. Antônio Lêdo, presidente da Câmara de Hospitais da UFRJ, o Pró-Reitor de Pessoal, prof. Luiz Afonso e o superintendente do SR-4, Roberto Guambine.
Antônio Lêdo abriu o debate questionando “o que entendemos por saúde?”, ou seja, o que os funcionários pensam sobre o que é ter saúde. Na verdade, ter saúde não é apenas estar ausente de doenças, mas sim apresentar um bem estar físico, psicológico e social, segundo Lêdo. Apesar da Lei garantir que saúde é um direito do cidadão, cada um deve conquistar, por meios legais, esse direito, como o DVST (Divisão de Saúde do Trabalhador)
vem trabalhando em projetos para a comunidade universitária.
A diretora do DVST, Vânia Glória, trouxe para o debate a questão da política de saúde integrada, discutida no Seminário Políticas de Saúde Integral do Trabalhador da UFRJ que ocorreu no dia 7 de outubro. Vânia apresentou os projetos e os programas que já vêm sendo desenvolvidos. Um deles é a criação de Pólos que descentralizarão os trabalhos na área da saúde, atendendo melhor todos os Campi da Universidade.
O DVST já realiza programas de atenção à saúde do trabalhador que oferecem melhores condições de vida; entre eles estão: hipertensão arterial, diabetes, nutrição (problema de obesidade), saúde oral, saúde da mulher, Pólo de Atenção em Saúde Mental ao trabalhador e combate ao tabaco estão disponíveis para todos os funcionários e professores da universidade.
Para encerrar a semana de comemorações, no último dia 7 houve uma confraternização no pátio externo da Reitoria, onde foram montadas barracas com comidas típicas seguido de um baile com a Banda Sonho de Mel.