DBA se transfere para o parque Tecnológico

agencia874T.jpgNo dia 11 de novembro aconteceu a cerimônia de lançamento da pedra fundamental da nova sede da DBA Engenharia de Sistemas, no parque Tecnológico da UFRJ, na Cidade Universitária (RJ). O evento contou com a presença do reitor Aloísio Teixeira, além de representantes do ministério de Ciência e Tecnologia, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Prefeitura do Rio, da COPPE da UFRJ, do diretor do Parque – Maurício Guedes, e da diretora da COPPE, a prof. Angella Uller entre outros. O evento marcou o início da implementação de novas empresas no Parque, inaugurado em abril deste ano.
O objetivo principal do Parque do Rio é permitir a interação entre as empresas instaladas e a comunidade acadêmica, ao implantar um ambiente com grande fluxo de conhecimento e cultura de inovação. Além disso, o Parque quer atrair para UFRJ novas atividades de pesquisa, incentivando a criação de novas empresas e estimulando o empreendorismo no aluno da universidade.
O presidente da empresa, Danilo Meth, declarou que com a construção da nova sede, a empresa espera gerar mais de mil empregos no prazo de um ano. De acordo com Danilo, o principal atrativo do projeto é promover a aproximação entre o mundo acadêmico e o empresarial, criando um ambiente propício à inovação tecnológica. “Com a ajuda da universidade, braço direito da pesquisa, a DBA irá obter nível internacional, além de abrir caminho para o universitário buscar a empresa”. Durante o evento, o executivo também agradeceu a toda equipe que participou do projeto e às pessoas que acreditaram na idéia.
A empresa, criada há 15 anos, é líder em consultoria e gestão de projetos em tecnologia da informação (TI). Atualmente sediada no Teleporto (Av. Presidente Vargas), a DBA emprega cerca de 1.500 empregados e registrou um faturamento de R$ 150 milhões em 2002. Com a vinda para o Fundão a empresa chegaria aos 3.000 funcionários, dobrando seu atual quadro.Com uma filial em São Paulo e outra em Brasília, além de uma subsidiária em Frankfurt, na Alemanha, a expectativa da empresa é alcançar R$ 200 milhões de faturamento este ano. Para Danilo: “a importância está no fato da empresa gerar conhecimento através da pesquisa aqui mesmo no Brasil, ao invés de implementar esta atividade fora do país, como faz atualmente na Alemanha”.