Lendo o mundo pela fantasia

agencia856T.jpgQuando criança, Tiago assistia ao filme “Chapeuzinho Vermelho” diariamente. No momento em que o Lobo Mau aparecia na televisão, o menino se agarrava à saia da mãe. Certa vez, ela decidiu deixar o filho sozinho enquanto a história se passava, para observar seu comportamento de longe. Ante a visão do lobo, o menino se escondeu sucessivas vezes atrás do sofá ou embaixo da mesa, até que, um dia, postou-se diante da tela e, enfim, olhou para o animal terrível.
Tiago é filho de Fátima Miguez, professora da Faculdade de Letras da UFRJ e escritora de livros infantis. Ela relatou sua experiência pessoal com objetivo de declarar que os contos de fada ajudam as crianças a lidar com seus sofrimentos. Essas narrativas, provenientes das histórias contadas por camponeses europeus na Idade Média, misturam fantasia com questões dolorosas da existência humana, como o medo, a perda e o abandono. Por ser permeado pela imaginação, o universo infantil vive intensamente essas histórias fantásticas, e cada criança manifesta sentimentos que guardam dentro de si. No caso de Tiago, o medo. Fátima completa:
– Ao vivenciarem essas emoções na fantasia, as crianças aprendem a lidar com questões dolorosas na realidade. Naturalmente elas vão sofrer, mas saberão administrar melhor essas relações.
Para a escritora, os elementos da existência humana também estão presentes no folclore brasileiro. Por isso, muitos de seus livros são inspirados nessas histórias, como “Quem não Arrisca Não Petisca” , que trata do costume indígena de comer saúvas.