Prêmio para os 40 anos de 68

A Rádio MEC acaba de conquistar (dia 21/10), na categoria Reportagem de Rádio, o X Prêmio Imprensa Embratel, representando o reconhecimento de um trabalho que envolveu a UFRJ e áreas de pesquisa, de apoio técnico e jornalístico da Rádio MEC.

A articulação entre a UFRJ e a emissora se estabeleceu quando Liana Milanez, gerente executiva da Rádio MEC, recebeu um recorte de jornal que fazia referências a um grupo de professores, coordenados por Carlos Vainer, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur) da UFRJ, que se organizava para resgatar, com o projeto “40 Anos de 1968 – Relembrar, Celebrar, Entender”, os principais fatos que marcaram a história do País e do mundo naquele ano.

Liana explica que nesse momento nasce a idéia do projeto e o ensaio de uma parceria com o Ippur, como um dos protagonistas que “desencadearam a série de rádio-documentário, elaborada por Lívia Carla, sob coordenação da Liara Avelar (ambas da Rádio MEC) e a ajuda de professores da UFRJ, além de personagens que viveram os momentos dramáticos de 1968”.

Além dessa série, a Rádio MEC imediatamente colocou no ar os spots "Aconteceu há 40 anos", produzidos por Denise Saltarelli com apoio de Fernanda Galvão e montagem técnica de André Luís, que fizeram o “piloto”, conseguindo o efeito desejado pela equipe da emissora (um som que lembrasse o velho radinho de pilha). Esses spots, com a narração de Luciano Gama, continuam sendo produzidos a partir de pesquisa de jornais da época realizada por pesquisadores da UFRJ e enviada para a rádio, diariamente, pela historiadora Ana Letícia Canegal.

Segundo Liana, “o entusiasmo Carlos Vainer, naquela primeira reunião, em fevereiro, e sua adesão à idéia de a Rádio MEC ser a interlocutora da história”, consolidou-se e, em 26 de maio estava no ar o “Aconteceu há 40 anos”, com material lembrando os 40 anos da morte do estudante Edson Luís. O trabalho continua levando ao ar, diariamente, os fatos destacados pela imprensa na época. “Uma verdadeira aula de história com os recursos que a radiofonia nos permite. É esse o papel de uma emissora pública” ressalta a gerente executiva da Rádio MEC, para quem, “a conquista do prêmio é a consagração de que um trabalho exercido com responsabilidade por toda uma equipe e que obterá sempre o reconhecimento público”.

A 10ª edição do Prêmio Imprensa Embratel contou com a inscrição de mais de 1.200 matérias, em 17 categorias. Deste total, foram escolhidos 51 finalistas e 18 vencedores.