Um projeto para a vida

“O homem pensa porque tem mãos”, essa foi a frase que Dona Célia Duque Costa utilizou para representar a importância que a Arte tem em sua vida. Desde pequena, ela coleciona postais de cidades antigas, que hoje são temas constantes em sua obra. A pintura, para ela, não é apenas uma terapia, mas um instrumento de expressão dos sentimentos que a cercararam durante a vida inteira.

“O homem pensa porque tem mãos”, essa foi a frase que Dona Célia Duque Costa utilizou para representar a importância que a Arte tem em sua vida. Desde pequena, ela coleciona postais de cidades antigas, que hoje são temas constantes em sua obra. A pintura, para ela, não é apenas uma terapia, mas um instrumento de expressão dos sentimentos que a cercaram durante a vida inteira.
Assim como Dona Célia, outros idosos aprendem a desenvolver suas sensibilidades artísticas através do Projeto de Valorização do Envelhecer (PROVE). São 200 inscritos que participam de oficinas de pintura, alongamento e dança egípcia. Implantado desde 96, o PROVE tem o objetivo de desenvolver um trabalho interdisciplinar de caráter acadêmico e assistencial através da investigação e tratamento da saúde de pessoas idosas. Isso se dá com o ramo lúdico das oficinas e com a parte clínica com orientações sobre a condição física e neurológica dos participantes.
O Projeto não conta com recursos financeiros e funciona num espaço cedido pelo Instituto de Neurologia da UFRJ no campus da Praia Vermelha. “Trabalhamos com voluntariado e antes de iniciar alguma atividade, cada coordenador tem que apresentar um estudo sobre os benefícios que a oficina oferece” explica Christiane Barbosa, coordenadora executiva do Projeto. Cerca de 20 pessoas trabalham no PROVE entre coordenadores, estagiários e profissionais de diversas áreas como a Psicologia, Serviço Social e Fonoaudiologia.
Mais do que benefícios na saúde, oficinas como a de pintura trazem aos idosos um novo círculo de amigos que passam pelos mesmos tipos de dificuldades. Nas aulas, ministradas pelo Prof. Samuel Rodrigues, os alunos descobrem as cores, aprendem a manipular tintas e estudam um pouco sobre história da arte. Nas reuniões eles conversam sobre a vida e as inspirações que têm e sobre a evolução em sua obra. Colhendo os frutos deste trabalho, Samuel expõe de 9 de setembro a 1º de outubro as “Artes do Envelhecer” no Espaço Cultural do Colégio Pedro II, no Campo de São Cristovão, sempre das 10h às 17h. A programação conta com apresentações de um Coral de idosos, de um casal de bailarinos que participam do PROVE, além de palestras sobre a 3ª idade. A exposição é gratuita.
No dia do idoso, 26 de setembro, o Projeto de Valorização do Envelhecer abre suas oficinas para visitação. Haverá palestra de Orientação para saúde, apresentação de dança egípcia e bingo aberto à comunidade. A comemoração tem início às 14h no Auditório do Instituto de Neurologia Deolindo Couto/UFRJ. O endereço é Av. Venceslau Braz, 95 Botafogo. Outras informações no tel. 2295-6837.