UFRJ discute saúde do trabalhador

Se você é um daqueles funcionários que até hoje acredita poder resolver sozinho seus problemas de trabalho, então seu calendário está vencido. Em se tratando de saúde do trabalhador, a UFRJ – através da DVST/SR4 (Divisão de Saúde do Trabalhador) – vem discutindo desde o dia 2 de julho novas propostas para melhorias nos ambientes de trabalho. A novidade fica por conta da estruturação de uma proposta conjunta de dois grupos de discussões para pensar os novos desafios enfrentados por professores, demais funcionários e alunos que ocupam as dependências da universidade.
O primeiro encontro do GT (grupo de trabalho) aconteceu no dia 16 de julho, gerando duas vertentes de estudo: uma, na área da prevenção de doenças e promoção de saúde e a outra, da assistência de saúde e reabilitação. O procedimento adotado pelos grupos visava atender as demandas, ou seja, ouvir a clientela, para pensar em novos modos de atuação para melhorias das condições de trabalho em cada espaço da UFRJ. Como a universidade é enorme, a necessidade de criação de Comissões Locais de Saúde do Trabalhador se impõe, no sentido de descentralizar a atuação da DVST.
Como ressalta a diretora da divisão, Vânia Gloria Alves, o objetivo da DVST é descentralizar fisicamente sua atuação, entretanto com uma perspectiva que soe uníssona em termos administrativos, quer dizer, que toda estrutura trabalhe de forma integrada. Vânia complementa criticando: “…quem administra pontualmente, não pensa o todo; a reitoria passada não pensava em prevenção”. Para ela o trabalhador deve criar um relacionamento prazeroso com seu ambiente de convívio cotidiano. A DVST agora vislumbra reunir diferentes saberes com o propósito de trocar experiências, tentando aproximar da realidade os diagnósticos ambientais de cada rincão universitário.
No meio de agosto, os dois grupos fecharam suas propostas de trabalho, as quais serão apresentadas em um seminário dividido em dois dias. No primeiro dia participam autoridades dos Ministérios da Educação, do Planejamento e da Saúde, que vão compor uma mesa de abertura com as autoridades da UFRJ (Reitor, Vice-Reitora, Pró-Reitor e Superintendente da SR-4) e a Deputada Jandira Feghali, onde serão discutidas as Políticas Públicas de Saúde do Trabalhador. Neste mesmo dia, acontece uma mesa redonda com representantes de instituições como a FIOCRUZ, UERJ e Petrobrás, que trarão suas experiências nesta área para enriquecer ainda mais as discussões.
No segundo dia, o Grupo de Trabalho estará apresentando uma proposta, com o intuito de iniciar as discussões que ocorrerão em grupos, com apresentação, posterior, pelo relator à plenária que participará das discussões finais para elaboração do relatório, que será entregue ao Reitor da UFRJ como proposta da Comunidade Universitária de uma política institucional de saúde para os servidores da UFRJ.
Em informe enviado a Assessoria de Comunicação, o Superintendente de Pessoal – Roberto Gambine(SR4) – comenta: “Sabemos que pertencemos a uma Instituição de Ensino e por isso queremos construir uma proposta para que tenhamos um nível de excelência perante a sociedade, não com grandes gastos e grandes invenções, mas com mudança de cultura e constante avaliação do nosso trabalho, para que amanhã seja sempre um ganho, comparado ao dia de hoje”.
Estão convidados para o Seminário de Saúde do Trabalhador da UFRJ: os docentes, os funcionários técnicos-administrativos e os alunos. O encontro acontece nos dias 7 e 8 de outubro, durante todo o dia, em local a ser determinado, provavelmente no Salão Azul da Reitoria.
Para maiores informações, a DVST fica na Ilha do Fundão, entre o Pólo Náutico e a Garagem. Os telefones da Divisão são: 3867-6693/6543 e o e-mail: dvst@sr4.ufrj.br