Conheça a CPPTA da UFRJ

agencia733T.jpgVocê conhece a CPPTA? A Comissão Permanente de Pessoal Técnico-Administrativo é um órgão de assessoramento da administração que formula e executa a política de pessoal técnico-administrativo da UFRJ. Essa comissão já completou 15 anos de existência e vem ganhando espaço no âmbito nacional por lutar pelos direitos dos funcionários da universidade. Formada por uma comissão eleita de nove membros, sendo, hoje, seis atuantes, eles elaboram projetos e estudos que aperfeiçoam e modificam essa política. Todos esses projetos passam pela aprovação do Conselho Universitário, já que o órgão é hierarquicamente subordinado a esta instância máxima de deliberação da UFRJ e submetida às leis e regulamentos da universidade.
A presidente da comissão, Izabel Gondim, busca maior divulgação dos trabalhos da CPPTA e, para isso, pretende realizar seminários em diferentes centros da universidade. “Tínhamos, perdemos e, agora, estamos reconquistando nosso espaço”, completou Leda Pereira, do gabinete da reitoria, que faz parte dessa comissão. Para ser membro da CPPTA é necessário ser servidor público da UFRJ e ser eleito por seus pares. A atual comissão pretende ampliar o número de membros, passando para nove. Seria fundamental a candidatura de funcionários de todos os campi, pois estes poderiam representar suas unidades.
Entre os avanços desta gestão estão: a aprovação do Regime Interno da CPPTA/UFRJ pelo Consuni; a montagem da infra-estrutura atual, totalmente equipada; realização do I Encontro Nacional de CPPTAs no Estado do Rio de Janeiro; e a aquisição da coordenação da região sudeste, envolvendo 44 CPPTAs. Atualmente, a comissão, preocupada com a saúde dos trabalhadores, realiza um programa de prevenção contra o estresse dos funcionários durante o expediente e, para isso, está fazendo uma parceria com DVST (Divisão de Saúde do Trabalhador).
Em julho, aconteceu o Encontro Regional Sudeste e Centro-Oeste de CPPTAs em Brasília. Foram visitados o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e o Ministério da Educação, onde receberam o convite do coordenador geral de pessoal do MEC, prof. Raimundo Rainero Xavier, para participarem das mesas de negociações sobre assuntos envolvendo a universidade. Para Izabel Gondim, isso significa um grande avanço nas linhas de trabalho desenvolvidas pela CPPTA/UFRJ.