UFRJ participa de Seminário Internacional

agencia684T.jpgEntre os dias 18 e 22 de agosto acontece, no Hotel Glória, o seminário internacional “Hegemonia e Contra-Hegemonia: os impasses da globalização e os processos de regionalização”, uma iniciativa da Reggen, cátedra e rede da Unesco que realiza estudos sobre globalização e suas implicações nacionais e regionais.
O evento discutirá, de forma aprofundada, as implicações da economia mundial no Brasil e na América Latina. Nomes como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a governadora Rosinha Matheus Garotinho, o economista Celso Furtado e o reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira, participarão do seminário.
Além das palestras, haverá o lançamento da candidatura de Celso Furtado ao Prêmio Nobel de Economia de 2004, o que abrirá, pela primeira vez, a possibilidade de um brasileiro ser reconhecido pela Academia Sueca. Outro destaque do evento será criação do Instituto Virtual de Relações Exteriores. Professores, pesquisadores e funcionários da universidade têm 40% de desconto! Para maiores informações consulte o site: www.reggen.org.br

Programação:
18/08
Sessão Inaugural – homenagem a Milton Santos e René Dreifuss, fundadores da Reggen.
19/08
Mesa 1 – Unipolaridade ou Hegemonia Compartilhada? A crítica da Hegemonia Unipolar.
Mesa 2 – A Integração nas Américas – (ALCA, NAFTA e Mercosul).
20/08
Mesa 3 – Ásia: Desenvolvimento e Integração.
Mesa 4 – A Europa e a Integração (U.E, Leste Europeu e Rússia).
21/08
Mesa 5 – Sistema Mundial – Hegemonia e Contra-Hegemonia.
Mesa 6 – A Integração e as Alternativas à Hegemonia Unipolar.

22/08
Mesa 7 – Implicações Estratégicas e Comerciais no Cenário Mundial.
Mesa 8 – Debate sobre a Criação do Instituto Virtual de Relações Internacionais.