Museu Nacional elabora Guia de Acervo Histórico

agencia673T.jpgO Centro de Memória e Arquivo, do Museu Nacional da UFRJ, situado na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, está organizando o “Guia do Acervo Histórico, Artístico e Científico da Família Real e Imperial” e, para tanto, iniciou o levantamento das obras da Família Real Portuguesa ali existentes. Foram digitalizadas até agora mais de 150 imagens das peças que fazem parte da coleção, como a do vaso em prata dourada e coral trazido por D. João VI ao vir para o Brasil, em 1808 e, provavelmente, uma das poucas peças ainda remanescentes daquele patrimônio. Este vaso representa a cena de uma batalha comandada por Constantino I, imperador romano e fundador de Constantinopla, e doado por D. João VI para o então Museu Real, designação original do Museu Nacional.

Este Guia será mais tarde disponibilizado na Base Minerva da UFRJ que, de acordo com a orientação do reitor, prof. Aloísio Teixeira, não mais reunirá somente registros bibliográficos, mas vai incluir todo tipo de documentação (peças de mobiliário e outros objetos), de modo a tornar-se uma base do conhecimento de toda a universidade. O Guia, tem a coordenação da historiadora Regina Dantas, do MN, e conta com a participação do estagiário Paulo Vinicius Aprígio da Silva, aluno de segundo grau do colégio Pedro II e participante do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-Jr) do Museu. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) apóia o projeto.

De acordo com a historiadora, as peças que vão compor o novo Guia encontram-se distribuídas pelos vários Departamentos do MN, em particular os de Antropologia, Botânica, e de Geologia e Paleontologia, e também na sala da Direção (objetos pessoais e de mobiliário). Cada uma delas está registrada no Livro do Tombo. Também será fotografada a coleção mineralógica (coleção Werner), a primeira de teor científico ali existente, e a Torá, conjunto de rolos sagrados escritos em hebraico utilizados pelo imperador Pedro II em seus estudos de lingüística.