Divisão de Transportes recupera ‘Urso Branco’

agencia669T.jpgParece que as esperanças que outrora eram latentes começam a ser concretizadas por diversos setores da Universidade. Exemplo disto é a Divisão de Transportes, atualmente chefiada por João Francisco, motorista, o qual conta com uma equipe pequena, mas que vem realizando grandes feitos. O mais recente, é a recuperação do ônibus conhecido tradicionalmente como Urso Branco, o “xodó” da Divisão.
Miguel Ferreira – chefe de operações – conta que graças ao apoio da COPPE e do Gabinete do reitor foi possível realizar a grande tarefa de colocar o Ursinho nas ruas. Miguel completa: “Nos últimos anos a divisão veio sendo sucateada por pessoas irresponsáveis; foi neste momento que as coisas ficaram difíceis por aqui. Terceirizações, aposentadorias compulsórias e condenações de veículos eram as atitudes mais comuns”, afirma João Francisco. Hoje o setor conta com apenas 15 motoristas trabalhando sobrecarregados; para o chefe da Divisão, o ideal é que houvesse pelo menos 20 funcionários a mais desempenhando esta função. João assumiu o cargo há quase um ano (em agosto de 2002). Antes disso as relações estavam desgastadas e a desconfiança estava presente no cotidiano dos funcionários. Atualmente a equipe ainda enfrenta sérias limitações herdadas de um período conturbado, dentre elas, a de pessoal. Galileu Soares, o único eletricista de autos da casa, contou que precisou de um esforço sobre-humano para recuperar a parte elétrica do Ursinho. No entanto, hoje já é notória a alegria que contagia todos os “colegas da garagem’’. A idéia é que o serviço de transportes volte a integrar as unidades, dando um sentido mais justo à palavra Universidade.
A nova administração tem o interesse em retomar as linhas: Fundão-Praca XV, Fundão-Bonsucesso e Fundão-Praia Vermelha (diversos horários), pois, entende-se que os acessos aos campi são precários. Para tanto, ela trabalha pelo aumento da frota e do efetivo, contabilizando economias para a UFRJ. “Apostar no transporte próprio significa a Universidade ter um ganho R$ 4 milhões em cinco anos”, como afirma Miguel.
A divisão de transportes marcou para 8 de agosto às 10hs uma festa de apresentação do “novo” Urso Branco, onde um guia a bordo contará suas façanhas ao publico.Este evento vem coroar o empenho de funcionários que como muitos outros trabalham por amor a ca(u)sa.
Equipe responsável pela recuperação do Urso Branco: João Francisco, Carlos Chaves, Paulo da Rocha Xavier, Miguel Ferreira, Galileu Soares, Lair Perereira da Silva e Libânio Braz dos Santos (motorista mais antigo em exercício na Universidade, que recebeu o ônibus 0km e agora volta a dirigí-lo).